Paralelo 29

Nasce um novo portal em Santa Maria

A partir deste sábado, Santa Maria e região ganham um novo veículo de comunicação, o portal de notícias Paralelo 29, que tem à frente os jornalistas Jaqueline Silveira e José Mauro Batista. Nossa proposta nasceu em meados de 2020 e foi amadurecendo ao longo desses meses a partir do entendimento de que há espaço para todos os segmentos de mídia.

Vamos apostar forte na cobertura das eleições municipais por entendermos que esse é o principal acontecimento do ano, além da pandemia, obviamente. Procuraremos levar aos eleitores o máximo de informações para que eles possam fazer suas escolhas livremente e de acordo com suas convicções, valores e desejos.

Nesse contexto, nossas reportagens buscarão situar os cidadãos no cenário da disputa eleitoral mais singular da história nacional recente, mas, também, e principalmente, mostrar as prerrogativas do prefeito e dos vereadores, abordar questões não resolvidas,  elencar as principais demandas da população e o que os candidatos propõem para  seus munícipes.

 A cobertura eleitoral exige de nós, jornalistas e veículos, o máximo de equilíbrio para não favorecer ou prejudicar candidatos. E o pleito que se avizinha já vem se mostrando bastante acirrado, o que reforça nossos cuidados e respeito com todos os concorrentes.

Nossa imparcialidade no tocante a matérias e reportagens compreenderá tratamento digno e respeitoso com nossas fontes e entrevistados. De outro lado, não deixaremos de opinar sobre temas relevantes, em espaços apropriados, pois cremos que expressar o que pensamos e o que defendemos é um sinal de respeito com os cidadãos. E quando o fizermos, iremos deixar claro que é a posição do Paralelo 29. Ou seja, notícia é notícia, opinião é opinião.

Por isso, destacamos nosso compromisso inarredável com a vida e a democracia, defendendo incondicionalmente os valores do Estado Democrático de Direito, as garantias individuais dos cidadãos, o acesso à saúde e à educação, a liberdade de expressão, de opinião e de imprensa; o respeito à Constituição, o estado laico, as instituições republicanas, o meio ambiente, e, igualmente, os Direitos Humanos e outras convenções internacionais democráticas.

Da mesma forma, nos pautaremos sempre pelo conhecimento científico, respeitando os esforços da ciência para a solução dos problemas da humanidade e da vida como um todo. Em contraponto, isso não nos impede de reconhecer como legítimas e dignas de respeito outras esfera de conhecimento e crenças.

Refutaremos quaisquer práticas antidemocráticas, racistas, machistas e homofóbicas, bem como respeitaremos a pluralidade da cultura brasileira, incluindo manifestações artísticas, políticas, ideológicas e religiosas, sempre que de acordo com os valores democráticos.

Por fim, acreditamos que há espaço para outros veículos de comunicação em Santa Maria, tendo em vista a diversidade regional e os diferentes pontos de vista e possibilidades de enfoque. Não viemos para disputar espaços, mas para preencher aqueles que entendemos haver. Surgimos para somar e não para dividir.

E antes da ânsia pela exclusividade e pela notícia “em primeira mão”, nos pautaremos pela garantia de que estaremos entregando ao leitor conteúdo atualizado e com a maior quantidade de informações que pudermos apurar. Respeitaremos sempre nossos colegas jornalistas e demais veículos de comunicação, pois é a população quem sai ganhando com mais notícias, abordagens e opiniões. Por isso mesmo, já nascemos com a parceria da Rede Sina, veículo que tem como proposta debates e pautas de conteúdo cultural e humanista, o que se encaixa com a linha editorial do Paralelo 29.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn