O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a tabela atualizada do número de representantes por partido na Câmara dos Deputados, na última sexta-feira (25). É o número de parlamentares na Casa que define a divisão do tempo das siglas no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que se inicia no dia 9 de outubro.
Quanto maior a bancada na Câmara, maior é o tempo para a propaganda. PT e PSL, antiga agremiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), lideram a lista de parlamentares com 54 e 52, respectivamente. Já o Partido Verde (PV) é a sigla com o menor número de deputados: 4.
Seis candidatos disputam o comando da prefeitura de Santa Maria
O TSE atuou a tabela em relação à eleição de 2018. De lá para cá, algumas agremiações perderam a representação e não terão espaço no horário eleitoral gratuito. Esses são os casos do PMN, que elegeu três parlamentares, PTC , 2, e DC e Rede, que tinham um deputado cada um. Por outro lado, outras siglas aumentaram sua bancada desde a eleição de 2018 devido à incorporação de outros partidos. O Podemos, por exemplo, juntou-se com o PHS e pulou de 11 para 17 cadeiras na Câmara dos Deputados. O PCdoB ganhou uma vaga com a incorporação do PSL e agora tem 10 parlamentares. Já o Patriota somou as quatro cadeiras do PRB e passou a contar com nove deputados.
Disputa pelo Podemos em Santa Maria
Atualmente, a coligação do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e a aliança encabeçada pelo vice-prefeito Sergio Cechin (Progressistas) disputam o apoio do Podemos. A direção em Santa Maria decidiu aderir à candidatura de Cechin, porém, o comando estadual fez a intervenção na cúpula local e definiu apoio a Pozzobom. As duas coligações encaminharam o pedido de registro com o Podemos em ambas as alianças, cabendo à Justiça Eleitoral definir sobre o impasse. A sigla é pequena na cidade, entretanto, o partido tem um número considerável de deputados, 17, ou seja, tem um tempo considerável no horário eleitoral. Por esse lado, entende-se a disputa travada entre tucanos e progressistas.
Número de deputados por partido na Câmara
- PT – 54 parlamentares
- PSL – 52 parlamentares
- Progressistas – 38
- PSD –35
- MDB – 34
- PL – 33
- PSB – 32
- Republicanos – 30
- DEM – 29
- PSDB – 29
- PDT– 28
- Podemos – 17
- Solidariedade – 13
- PSol – 10
- PTB – 10
- PCdoB – 10
- Patriota – 9
- Cidadania – 8
- Novo – 8
- Pros – 8
- PSC – 8
- Avante –7
- PV – 4