A prefeitura de Santa Maria anunciou que não vai recorrer da classificação de bandeira vermelha, que representa alto risco de transmissão de Covid-19. Como a cidade participa de um sistema de cogestão regional, o município poderá adotar protocolos semelhantes aos da bandeira laranja (risco médio), com poucas alterações no funcionamento de atividades econômicas a partir de terça-feira.
Esta é a segunda vez em menos de um mês que a Região Central é classificada na bandeira vermelha. As restrições mais severas para áreas em alto risco, conforme o sistema estadual, atingem atividades esportivas e educacionais (não pode haver retorno às aulas). Quanto ao comércio, a expectativa é que sejam divulgadas logo as regras para o funcionamento a partir de terça-feira.
SM atinge 70 mortes por Covid e tem 37 casos novos
Em nota divulgada na noite desta sexta, o Sindicato dos Lojistas da Região Centro (Sindilojas) destaca que aguarda o Executivo Municipal definir as normas de funcionamento do comércio.
Até terça-feira, vale o decreto local em vigência, que estabelece o funcionamento das lojas de rua em seis dias da semana, de segunda a sábado, das 9h às 17h. Já os shoppings centers e centros comerciais fechados podem funcionar em intervalo de oito horas, como das 11h às 21h, por exemplo.
Os estabelecimentos podem funcionar sob regime de tele-entrega ou pegue & leve seguindo o horário determinado no alvará de localização. Já o comércio essencial, como supermercados e farmácias, deve seguir o regramento dos decretos municipais vigentes. Ou seja, estes últimos não têm restrições.
Sindicato diz que lojas são seguras
Para o presidente do Sindilojas, as restrições são muito rigorosas, pois além de reduzirem o número de funcionários (em 50% na bandeira laranja e em 25% na bandeira vermelha), podem diminuir os dias da semana que o comércio poderá funcionar, além do horário de abertura. O último decreto local de bandeira vermelha limitou a abertura das lojas a quatro dias por semana (de quarta a sábado).
Quem não usar máscara em Santa Maria poderá ser multado a partir desta quinta-feira
“Os números não estão errados, mas não tem contaminação dentro das lojas. Todos os cuidados são tomados e o lugar mais seguro é dentro das empresas. As restrições são um contracenso porque aumentam a necessidade de os clientes se aglomerarem”, diz o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa.
Semana teve recordes de mortes em Santa Maria
Santa Maria fechou a semana com 12 óbitos em decorrência do novo coronavírus, dois deles ocorridos quinta-feira, mas divulgados no boletim desta sexta-feira pela prefeitura. O recorde de mortes no município em um único dia ocorreu na terça-feira, quando seis pessoas perderam a vida.
Setembro também é o mês com o maior número de registro de vítimas fatais, com 27 mortes contabilizadas. São nove mortes a mais que agosto, o segundo com mais óbitos.