A região de Santa Maria é a única do Rio Grande do Sul com bandeira vermelha no mapa preliminar de Distanciamento Controlado divulgado pelo governo do Estado na sexta-feira (2). Isso significa risco alto de transmissão do vírus da Covid-19. Pode haver recurso. O mapa definitivo sai na segunda-feira (5)
Esta semana, Santa Maria registrou 10 mortes até este sábado em decorrência da doença, sendo seis em um único dia (terça-feira, 29), batendo o recorde desde a primeira morte na cidade, em maio.
SM atinge 70 mortes por Covid e tem 37 casos novos
A classificação ocorre depois de uma rodada em que todas as regiões apareceram com bandeira laranja, com risco médio de transmissão.
A região de Santa Maria está em cogestão e, na prática, pode adotar protocolos semelhantes aos das demais 20 áreas em laranja, com exceção do retorno às aulas.
Com 60 óbitos, cidade fica na bandeira laranja, mas vírus avança na periferia
Em Santa Maria, segundo informação do governo estadual, foi observado, no último levantamento, o aumento de casos de internações de UTI por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), de 36 para 39, e por Covid-19, de 34 para 37, o que culminou na redução de leitos livres (tanto na variação como na razão de leitos livres por ocupados).
Outro fator que fez com que a região ficasse em bandeira vermelha foi o aumento no número de óbitos (de 14 para 15 nas últimas duas semanas, aumento de 7%). (Com informações do governo do Estado)