Com três mortes ocorridas neste sábado, Santa Maria chegou a 75 mortes por Covid-19, conforme boletim divulgado no final da tarde pela prefeitura. Uma das vítimas é o servidor público Heverton Pedrozo Prates, 49 anos, superintendente administrativo financeiro da Secretaria de Saúde e um dos funcionários da linha de frente no combate ao novo coronavírus. Mano, como era conhecido, foi sepultado ainda de manhã.
Além de Heverton Prates, também morreu um idoso de 85 anos, internado no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo. A terceira vítima é uma idosa de 98 anos, igualmente internada no Caridade desde 21 de setembro.
Servidor da prefeitura morre de Covid em SM
Durante a semana, Santa Maria registrou 12 óbitos, sendo que o recorde de registros ocorreu na terça-feira, quando ocorreram seis mortes. Na sexta-feira, quando o governo do Estado divulgou o mapa preliminar de distanciamento social controlado, a cidade foi classificada na bandeira vermelha. A região de Santa Maria é a única, portanto, com alto risco de transmissão do vírus.
O mapa definitivo sai na segunda-feira, mas como a prefeitura já anunciou que não vai recorrer, a bandeira vermelha passa a valer a partir de terça-feira. Como há gestão compartilhada regional, a prefeitura poderá adotar regras menos rígidas para as atividades econômicas não essenciais, semelhantes às da bandeira laranja.
Os lojistas, por exemplo, aguardam as normas do Executivo municipal para saberem se vão poder abrir as portas dos estabelecimentos em horário normal ou reduzido, a partir de terça-feira.
Horário do comércio não muda até terça
O PERFIL DAS VÍTIMAS
- Homem de 49 anos, com registro de doença cardiovascular crônica. Em 21 de setembro, deu entrada no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, já tendo o diagnóstico positivo para a Covid-19. No dia seguinte, foi transferido para a UTI do hospital.
- Mulher de 98 anos, com registro de doença cardiovascular crônica. Em 1º de setembro, deu entrada no Dr Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. No dia seguinte, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. A paciente não foi internada em UTI.
- Homem de 85 anos, com registro de doença cardiovascular crônica e doença neurológica crônica. Em 24 de setembro, deu entrada na UTI do Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, já tendo o diagnóstico positivo para a Covid-19.