Paralelo 29

Vacinação contra a pólio começa nesta segunda

Em Santa Maria, 28 salas de vacinação estarão abertas a partir de segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (5) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. São duas estratégias que acontecem ao mesmo tempo, no período que segue até dia 30 de outubro. Em Santa Maria, 28 salas de vacina estarão abertas a partir de segunda, conforme a prefeitura.
A recomendação é para que os pais ou responsáveis verifiquem, junto às unidades de suas referências, os dias e horários de vacinação. A campanha é direcionada a crianças e adolescentes menores de 15 anos, para prevenir e controlar as doenças na população.

A vacinação segue até 30 de outubro, com o Dia D em 17 de outubro. A prioridade é prevenir a poliomielite e o sarampo, mas outras 16 vacinas estarão à disposição para atualização da caderneta e garantir a saúde da garotada.

SM atinge 70 mortes por Covid e tem 37 casos novos

Em função da pandemia de coronavírus, a operacionalização das ações de vacina atende à organização dos processos de trabalho das equipes de saúde. Entre os usuários, a recomendação é de evitar aglomerações, mantendo o distanciamento entre as pessoas, e usar máscara de proteção.

Campanha visa crianças e adolescentes

A vacinação contra a poliomielite, também conhecida como pólio e paralisia infantil, tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil e aumentar as coberturas vacinais. O grupo-alvo é formado por crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização.

A Multivacinação, por sua vez, atualiza a situação vacinal da população até 15 anos, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças como o tétano, o sarampo e a febre amarela.

Quem não usar máscara em Santa Maria poderá ser multado a partir desta quinta-feira

 “É fundamental que as crianças e adolescentes compareçam às Unidades de Saúde levando a caderneta de vacinação”, diz a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação de Poliomielite é vacinar 95% das crianças de um a cinco anos de idade com a dose D. Na Multivacinação, considerando que a estratégia consiste em atualização de esquemas em atraso, a avaliação será realizada a partir das doses aplicadas e registradas nos sistemas de informação no período.

Dia D de vacinação

Dia D de vacinação vem aí

Durante a Campanha, haverá um sábado (17 de outubro), em que os postos de saúde e casas de vacinas ficarão excepcionalmente abertos para estimular e facilitar para as famílias o acesso à imunização. Os horários serão divulgados mais próximos da data, no caso de Santa Maria.

Com 60 óbitos, cidade fica na bandeira laranja, mas vírus avança na periferia

Ampliação do uso de vacina

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União, na quinta-feira (1º), a decisão de ampliar o uso da vacina meningocócica ACWY (conjugada) para adolescentes de 11 e 12 anos de idade no Calendário Nacional de Vacinação, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Tani Ranieri, antes eram obrigatórias a aplicação das vacinas meningocócica A e C, e agora passará a ser aplicada a quadrivalente, incluindo os tipos W e Y.(Com informações da prefeitura de Santa Maria e do governo do Estado)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn