Paralelo 29

Conferência debaterá dificuldade de ler e escrever

Cartaz prefeitura
Reprodução/Prefeitura de Santa Maria

A Secretaria de Educação de Santa Maria realizará nesta sexta-feira (9), às 18h, uma conferência virtual para tratar da dislexia, transtorno que prejudica a capacidade de ler e escrever. A webconferência “Dislexia: vamos dialogar?” faz parte da programação da 3ª Semana de Conscientização da Dislexia e será transmitida pelo Youtube do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) (www.youtube.com/watch?v=tCw8RdMxr98) de Santa Maria. A dislexia é um transtorno que interfere na capacidade de ler e escrever.

Conforme a coordenadora do Programa de Atendimento Especializado Municipal (Praem), Juliane Riboli, a atividade é aberta ao público, especialmente à comunidade escolar, e a ideia é promover uma  conversa descontraída para debater o assunto da dislexia e o papel da educação na formação de crianças e jovens com o transtorno.

“É um diálogo. Quem estiver acompanhando poderá fazer perguntas e as conferencistas vão poder responder. A Semana de Conscientização da Dislexia está no calendário do Município, mas, este ano, devido à pandemia, vamos fazer uma webconferência para não deixar passar em branco”, explica a coordenadora.

O bate papo será com a professora de Educação Especial Andréa Tonini, a educadora especial e psicopedagoga Katiusce Tambara e Marizur Konig, que é mãe de um jovem disléxico. O encontro deve ocorrer por cerca de 1h30min. O conteúdo ficará disponível no Youtube do NTEM depois que a live for encerrada. A webconferência “Dislexia: vamos dialogar?” tem apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno tem origem neurobiológica e é caracterizado pela dificuldade de reconhecimento preciso da palavra, na habilidade de decodificação e na soletração.  Entre os sinais apresentados pela criança no período pré-escolar estão a dispersão; o fraco desenvolvimento da atenção; atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem; dificuldade de aprender rimas e canções; fraco desenvolvimento da coordenação motora; dificuldade com quebra-cabeças; e falta de interesse por livros impressos.

Já na idade escolar, a criança pode apresentar dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita; desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences; confusão para nomear entre esquerda e direita; dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.; e vocabulário com deficiência. As causas da dislexia não são conhecidas, mas ter o distúrbio não significa que haja deficiência intelectual. (Com informações da Superintendência de Comunicação da prefeitura e da Agência Brasil)

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