Paralelo 29

Romaria da Medianeira será virtual este ano

Pela primeira vez em quase 80 anos de história, a Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, não será realizada no formato tradicional. A 77ª edição do evento está confirmada para o segundo domingo de novembro, dia 8, mas em 2020, devido à pandemia de Covid-19, não haverá a procissão que sai de manhã da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, em direção ao Santuário Basílica, no bairro que leva o nome da homenageada. Os devotos acompanharão as celebrações em casa, pela TV e pela internet.

A romaria virtual foi a alternativa encontrada pela Igreja Católica para manter uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Rio Grande do Sul e do Brasil. Anualmente, segundo os organizadores e a Brigada Militar, mais de 300 mil romeiros participam da caminhada e das missas, tanto na Catedral quanto no Parque da Medianeira, onde fica o santuário.

As histórias de 3 vítimas da Covid na cidade

Como não pode haver aglomeração de pessoas, foi suspensa a missa que ocorria na Catedral antes da caminhada. Na véspera, o Santuário estará aberto com uma vigília. A imagem de Nossa Senhora Medianeira sairá da Catedral, mas não será conduzida a pé por fiéis, convidados e religiosos. Ela partirá no andor em uma viatura da Brigada Militar, que a levará até o local das celebrações. Na Basílica haverá missas a partir das 5h.

Outra alteração diz respeito à Trezena Móvel: este ano, em vez da imagem percorrer as paróquias serão elas que irão até o santuário para as missas preparatórias que começam no próximo dia 25. Tudo para evitar aglomerações.

“As pessoas vão poder acompanhar pelas redes sociais, não vai ter público no parque e nem aglomeração nas ruas. Vamos vender doces e almoço, mas não vamos servir”, explica o padre Rubem Dotto, reitor do Santuário Basílica.

Segundo o padre, a organização da 77ª Romaria Estadual está adotando todos os protocolos sanitários para evitar a transmissão do novo coronavírus. Nos próximos dias, voluntários começarão a produzir os tradicionais quitutes para vender.

Quem não usar máscara em Santa Maria poderá ser multado a partir desta quinta-feira

Apesar da orientação para que os devotos de Medianeira fiquem em casa, Dotto diz que a Igreja não tem como proibir romeiros de percorrerem a pé o trajeto tradicional para agradecer ou pagar promessas. Todos os anos, milhares de fieis vêm de outras cidades da região e até de outros Estados para acompanharem a procissão, que também servia de vitrine para políticos em períodos eleitorais.

“Não podemos impedir as pessoas de quererem ir caminhando. Não é rezando que se pega o vírus”, diz o religioso.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn