Destaques do Giro do Paralelo 29 desta quarta, 14 de outubro: Deputado apoia candidato de coligação adversária e TRE lança canal para denúncia de fake news nas eleições 2020. A bandeira em comum pela vinda da Escola de Sargentos da Armada. Deputado santa-mariense fala sobre a aprovação da Lei de Transparência no Combate ao Coronavírus.
TRE lança canal para denúncia de fake news nas eleições 2020
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) gaúcho lançou, na terça-feira (13), mecanismos para esclarecer o eleitorado no combate às fake news. Além de disponibilizar um espaço específico em seu site com orientações, o TRE divulga canal de denúncia de fake news nas eleições 2020:
- E-mail desinformacao@tre-rs.jus.br
- WhatsApp (51) 98463-9692, com atendimento das 12h às 19h.
No site, o eleitor encontra orientações sobre como acionar a equipe da Justiça Eleitoral para denunciar notícias suspeitas. Disponibiliza, ainda, notícias já verificadas a partir de selos de classificação.
As informações estão disponíveis ao eleitor na sessão “Fato ou boato?”.
Denúncias de fake news nas eleições 2020: o papel do MP
Eleitores podem denunciar notícias falsas também no site do Mistério Público. Em um momento de disseminação informações que contaminam o processo eleitoral, é fundamental que a população tenha acesso a canal para denúncia de fake news.
Deputado apoia candidato de coligação adversária
Luciano Zucco (PSL), o tenente-coronel Zucco, foi o Deputado de fora mais votado em Santa Maria nas eleições de 2018 – fez 6.425 votos na cidade. Nessas eleições municipais, aparece com frequência na campanha eleitoral do candidato Sergio Cechin (Progressistas).
O deputado segue na direção oposta do Partido Social Liberal, que em Santa Maria decidiu apoiar a candidatura do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). O PSL não só participa da aliança como deu o vice, o empresário estreante na política Rodrigo Decimo (PSL).
Seis candidatos disputam o comando da prefeitura de Santa Maria
Neste momento, Zucco é deputado mais presente entre as candidaturas. Recentemente, reuniu-se com Cechin em Porto Alegre. Depois, intermediou agenda do candidato progressista com vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), na Expointer, em Esteio.
Nesta terça-feira (13), Zucco participou de caminhada ao lado de Cechin e do candidato a vice, Francisco Harrisson (MDB).
Bandeira da ESA
Há uma bandeira, especialmente, que une o atual vice-prefeito e o deputado: a vinda da Escola de Sargento das Armas (ESA) para Santa Maria. Esse, aliás, deve ser um assunto de interesse de todos os candidatos, uma vez que a instalação da ESA é bom para cidade, principalmente para aquecer sua economia.
“Cechin e Dr. Francisco se comprometeram com pautas importantes para a cidade, e eu estarei ao lado deles para trabalhar por Santa Maria. Por isso, eu reafirmo o meu apoio”, justificou Zucco.
Talvez, ao longo da campanha, apareçam outros políticos apoiando candidaturas desvinculadas das decisões partidárias.
Profissão em comum
O atual vice-prefeito e candidato a prefeito Sergio Cechin (Progressistas) tem algo e comum com o hoje companheiro de chapa do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), Rodrigo Decimo (PSL). Os dois são formados em Engenharia Civil.
Candidaturas deferidas em Santa Maria
Depois de julgados os registros das candidaturas a prefeito e vice, a Justiça Eleitoral analisa os pedidos referentes à nominata a vereador. O TRE já deferiu registros de partidos como Republicanos, PL, PSD e PT. Essas são algumas das siglas que fizeram primeiro suas convenções e encaminharam os registros primeiro.
Exclusão de partidos mexe no horário eleitoral
Mas há muita análise pela frente pela Justiça Eleitoral. O sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra 348 concorrentes para as 21 cadeiras do Legislativo. A justiça eleitoral excluiu nominata a vereador somente do Podemos.
Horário para votar será ampliado nas eleições
Transparência nas Ações de Combate ao Covid
A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, a Política Estadual de Transparência nas Ações de Combate ao Coronavírus. A proposta foi presentada pela bancada do Novo na sessão desta quarta-feira (14).
A lei tem o propósito de aperfeiçoar as ferramentas de divulgação dos dados pelo governo do Estado. Despesas, contratações e repasses relacionados à pandemia e dados, estatísticas, estudos e informações em geral.
Com a proposta do Novo, deputados também analisaram projeto de autoria de Silvana Covatti (Progressistas) sobre o mesmo tema.
Integrante da bancada do Novo, o santa-mariense Giussepe Riesgo informou que a votação do projeto atrasou devido às sessões remotas da Assembleia, em virtude da pandemia.
Entretanto, acredita o deputado, a iniciativa mantém a relevância e consolida boas práticas na divulgação de dados, já que o estado continua registrando casos de Covid-19.
Antes mesmo da análise da proposta, o Piratini já promoveu melhorias no seu sistema de divulgação. Com base nas sugestões previstas no projeto, oportuniza mais transparência e informação à população.
Justificativa
“Ainda estamos convivendo com uma pandemia, que não pode servir de justificativa para descuidos com a transparência pública. Seja com os dados relacionados ao número de casos, óbitos e detalhes nas pesquisas científicas; seja com os gastos, contratos e repasses realizados com dinheiro público”, frisou o deputado.
Embora tardia, a lei é eficaz. Sem a vacina, o Covid-19 tende a persistir por um longo período. Só com menos incidência, talvez.
Ao finalizar esta coluna, queria deixar minha homenagem e admiração aos bravos professores pelo seu dia, nesta quinta-feira (15)!