O governo do Estado autorizou nesta quinta-feira (15) a retomada das visitas nos presídios do Rio Grande do Sul a partir desta sexta (16). Cadeias de Santa Maria (2ª Delegacia Penitenciária Regional), porém, ficaram de fora, e só deverão retomar as visitas a partir de 23 de outubro. Desta forma, os presos de mais nove cidades da região vão ter que aguardar.
ONDE AS VISITAS SÓ COMEÇAM DIA 23
- Agudo
- Cacequi
- Jaguari
- Júlio de Castihos
- Santa Maria
- Santiago
- Caçapava do Sul
- São Francisco de Assis
- São Sepé
- São Vicente do sul
Fonte: Susepe
STJ manda soltar todos os presos que dependem de fiança
O contato entre presidiários e familiares estava suspenso há sete meses, desde 23 de março, por causa da pandemia de Covid-19. No entanto, em abril o governo autorizou contatos virtuais entre detentos e parentes.
O Estado explica que autorizou que familiares possam voltar a visitar presídios porque houve redução das taxas de contaminação, de internações e de mortes por Covid no RS. O boletim diário de monitoramento da doença também aponta melhoras do quadro nas prisões gaúchas.
Região de Santa Maria só dia 23
Roubo de veículos cai 39,8% em setembro no RS
Mas por que a região de Santa Maria não permite visitas a partir de hoje¿ O superintendente da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Cesar da Veiga, explica que o retorno ocorrerá, primeiro, nos estabelecimentos localizados nas regiões que permanecerem em bandeira laranja ou amarela por, no mínimo, duas semanas seguidas.
SM registra um óbito e retorna à bandeira laranja
A Região Central, à qual pertence Santa Maria, saiu da bandeira vermelha para laranja há uma semana. Ou seja, deixou a zona de alto risco para a de baixo risco de transmissão do vírus.
O Palácio Piratini divulga o mapa de distanciamento social controlado todas as sextas-feiras, quando as regiões ficam sabendo em qual bandeira estão classificadas. (Com informações do Palácio Piratini)