Com menos de um mês para as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçou, neste domingo (18), as medidas adotadas de precaução, em virtude da pandemia de Covid-19. Elas valem para eleitores, mesários e candidatos. O primeiro turno ocorre no dia 15 de novembro. Neste pleito, serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 municípios, além de um senador (pelo Mato Grosso). Ao todo, são cerca de 95 mil locais de votação em todo o país e 401.950 seções eleitorais.
Farpas lá e cá na propaganda, debate da Cacism e dinheiro na cueca
O TSE elaborou o Plano de Segurança Sanitária para o pleito deste ano a partir de uma consultoria gratuita prestada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein. De acordo com o documento, o uso de máscara para proteção da face virou item obrigatório nas seções eleitorais.
Além da máscara, é recomendado ao eleitor, entre outras orientações, levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação. A Justiça Eleitoral sugere, ainda, que o eleitor não esteja com crianças ou outros acompanhantes no local de votação. Não será permitido comer, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.
Locais de votação
Cada local de votação tem as suas peculiaridades; porém, como norma geral, o eleitor será orientado a não jogar fora a sua máscara na seção. Caso alguém insista, receberá a instrução para higienizar as mãos e descartar o produto na lixeira do banheiro, dentro de alguma proteção, como um saco plástico ou enrolado em papel toalha. Em seguida, ele deverá desinfetar as mãos com álcool 70% ou com água e sabão.
Haverá álcool em gel nas seções eleitorais para a higienização das mãos dos eleitores antes e depois da votação. Serão afixados cartazes de orientação sobre as medidas. Os itens de segurança sanitária foram doados por um grupo de cerca de 30 empresas.
Seis candidatos disputam o comando da prefeitura de Santa Maria
O horário preferencial para as pessoas do chamado grupo de risco para a Covid-19 e prioridades legais (idosos e pessoas com deficiência ou com dificuldades de locomoção, entre outros) será das 7h às 10h. Ninguém será proibido de votar nesse horário, mas o ideal é que, se possível, quem não for do grupo de risco nem estiver entre as prioridades legais compareça em outro momento, lembrando que o funcionamento das seções se dará das 7h às 17h.
Orientações aos mesários
Os mesários também receberão álcool em gel de uso individual e viseiras plásticas, com a recomendação para guardar as máscaras substituídas na embalagem do material que receberam. Depois, já em casa, a orientação é para que descartem os produtos usados na lixeira. Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, a máscara deve ser trocada a cada quatro horas.
Ausência devido ao Coronavírus
Os eleitores ou mesários que estiverem com febre ou que tenham testado positivo para a Covid-19 nos últimos 14 dias anteriores à data da eleição deverão permanecer em casa. No caso dos eleitores, é possível justificar a falta por esse motivo. Já os mesários precisam comunicar o fato imediatamente à sua zona eleitoral, para que seja escalado um substituto.