A partir desta quarta-feira (21), lojas de rua e estabelecimentos de serviços de Santa Maria poderão abrir das 9h às 19h, de segunda a sábado. Já os shoppings poderão funcionarão das 11h às 21h, nos mesmos dias da semana.
Ou seja, as empresas ganharão uma hora a mais, voltando ao horário de antes da pandemia.
É o que estabelece a prefeitura em decreto publicado nesta terça-feira (20). A prefeitura cita duas situações para ampliar os dias e horários desses setores em meio à pandemia de Covid-19.
Com noivos e buffet, setor de eventos pede flexibilização
A primeira delas é a permanência da região na bandeira laranja, que significa médio risco de transmissão do vírus. A segunda, os dias mais quentes, os quais favorecem as compras.
Lojistas e consumidores, porém, devem estar atentos à principal condição para essa flexibilização, que é a classificação por bandeiras pelo governo estadual.
Ou seja, se a região voltar à bandeira vermelha, que significa alto risco de contaminação, passam a valer as antigas restrições.
Lojas não podem abrir nos domingos
O funcionamento do comércio não essencial continua restrito aos dias de semana. Isto é, as empresas não podem abrir as portas nos domingos.
Quanto aos shoppings centers, a prefeitura informa que eles poderão abrir fora do intervalo de horário estipulado.
Essa autorização permitirá o acesso às atividades essenciais e de restaurantes, de acordo com o horário e modo de operação estabelecido pelo Poder Público para todos os setores.
Romaria da Medianeira será virtual este ano
Entidades garantem que lojas são seguras
O Sindicato dos Lojistas da Região Centro (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) comemoraram a ampliação do horário.
Desde que foi editado o primeiro decreto de restrições, em março, esta é a primeira vez que o comércio de rua volta funcionar em horário normal.
Comércio já pode abrir uma hora a mais na cidade
As duas entidades continuam afirmando que a limitação das atividades traz prejuízos econômicos e sanitários. Os dirigentes alegam, por exemplo, que devido ao horário limitado, mais pessoas circulam nas ruas e nas lojas.
Ambas garantem que, desde a chegada do novo coronavírus na cidade, “o comércio é um dos setores mais seguros, com pouquíssimos casos isolados de contaminação”.
Mais um óbito e comércio com horário reduzido
Isso deve, de acordo com Sindilojas e CDL, ao cumprimento à risca de todas as medidas de segurança e higiene para evitar o contágio de clientes e trabalhadores. (Com informações da prefeitura e do Sindilojas).
“A situação está se normalizando em um momento importante, em que as pessoas passarão a procurar mais as lojas”, diz o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa.
Comércio abre domingo, e horário muda na terça
Transporte coletivo vai se adaptar
O empresário Edmilson Gabardo, diretor da Associação dos Transportes Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU), garantiu nesta terça que as empresas irão adequar os horários das linhas para atender a demanda.
COMO FICA O NOVO HORÁRIO
O QUE MUDA
- Lojas de rua e shoppings centers ganham uma hora a mais e passam a funcionar no horário normal do comércio, que vigorava antes da pandemia
QUANDO COMEÇA
A partir desta quarta-feira (21)
QUAIS OS DIAS
- De segunda-feira a sábado
- Domingo é proibido abrir
QUAIS OS HORÁRIOS
- 9h às 19h – Lojas de rua
- 11h às 21h – Shoppings centers e centros comerciais cobertos