A prefeitura de Santa Maria confirmou nesta quarta-feira (21) mais duas mortes em decorrência de Covid-19 no município.
Assim, a cidade chega a 91 óbitos associados ao novo coronavírus, desde maio, quando ocorreu o primeiro registro local de morte.
A outra vítima é um paciente de 79 anos, que morreu nesta quarta. O idoso não chegou a ser internado em UTI, mas chegou a usar respirador.
Uma das vítimas é uma mulher de 37 anos, que morreu no último dia 11. A notificação, porém, só chegou à prefeitura nesta quarta.
Como denunciar aglomerações em Santa Maria
PERFIL DAS VÍTIMAS
- Homem de 78 anos, com registro de doença cardiovascular crônica, doença renal crônica, diabetes, hipertensão arterial sistêmica e acidente vascular cerebral. Em 12 de outubro, ele deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. No mesmo dia, teve o diagnóstico positivo para Covid-19 por meio de uma tomografia de tórax e, no dia seguinte, por meio de exame laboratorial. O paciente não foi internado em UTI, mas utilizou suporte ventilatório não invasivo. O óbito aconteceu nesta quarta-feira (21).
- Mulher de 37 anos, com registro de imunodepressão. Em 26 de setembro, deu entrada na UTI do Hospital Regional. No mesmo dia, a paciente teve o diagnóstico positivo para Covid-19 por meio de tomografia de tórax. O óbito aconteceu em 11 de outubro, com notificação ao Município nesta terça-feira (20).
Idosa morre de Covid e Santa Maria atinge 86 mortes
Cinco mortes nesta semana
Com os dois óbitos confirmados neste último boletim epidemiológico da prefeitura, Santa Maria registrou cinco mortes num intervalo de três dias, embora algumas tenham ocorrido em datas diferentes. Na segunda-feira, foram registradas três vítimas fatais da doença.
Desinfecção em locais de circulação
Na noite desta quarta, a prefeitura e a empresa Conesul pretendem desinfectar os hospitais Casa de Saúde, Alcides Brum, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, São Francisco e Hospital da Brigada Militar.
Também estão na lista a Policlínica Central José Erasmo Crossetti, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto Atendimento Municipal (PA do Patronato), o Calçadão Salvador Isaia, a Praça Saldanha Marinho e a Rua Alberto Pasqualini (antiga 24 Horas).
Na terça-feira, a prefeitura higienizou 13 locais de grande circulação de pessoas, como paradas de ônibus nas principais ruas e avenidas da cidade. (Com informações da prefeitura)
Hospitais de Santa Maria receberão R$ 1,9 milhão para combater Covid
Estado registra 28 casos novos
O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES) desta quarta aponta que Santa Maria notificou 28 diagnósticos novos de Covid-19 nas últimas 24 horas.
Esse número, no entanto, é bem menor do que o registrado entre os dias 7 e 8 deste mês. Naqueles dois dias, a cidade registrou 171 casos novos da doença.
Alerta para a região
Na última sexta-feira (16), mesmo confirmando Santa Maria na bandeira laranja pela segunda semana seguida, o governo estadual alertou a região sobre o aumento de hospitalizações nos últimos sete dias.
De acordo com o mapa de distanciamento controlado da SES, a região de Santa Maria está em bandeira laranja há 14 dias.
Ou seja, por duas semanas consecutivas, o risco de contágio pelo novo coronavírus é considerado médio.
O governo estadual divulga o mapa provisório com a classificação das regiões por bandeiras nas sextas-feiras, e o mapa definitivo da semana, nas segundas.
Ônibus circularão até mais tarde para atender comércio
Liberação de eventos
Para terem atividades liberadas, as cidades não podem estar sob bandeira vermelha, que significa alto risco de transmissão do vírus.
Alguns eventos específicos, como festas infantis, só podem ocorrer em cidades que estejam sob bandeira laranja ou amarela (risco baixo) por pelo menos duas semanas seguidas. E que tenham retomado as aulas na escola.
(Com informações da prefeitura e do governo do Estado)