Paralelo 29

UFSM já testou 22,7 mil pessoas para coronavírus

Projeto Detecta UFSM já realizou testes em 52 municípios na região de Palmeira das Missões Foto: UFSM, Divulgação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) testou 22.742 pessoas para o coronavírus de abril a 4 de outubro, em mais de 50 municípios.

Desse total, 11.098 foram realizados na cidade sede, com 1.456 diagnósticos positivos de santa-marienses.

Já na região de Palmeira das Missões foram testadas 11.644 pessoas, sendo que 1.939 tiveram resultado positivo para Covid-19.


Santa Maria registra mais duas mortes por Covid

Testes em 52 municípios

O campus de Palmeira, inclusive, criou o projeto Detecta UFSM, que testou pacientes em 52 municípios da região.

De acordo com o professor Eduardo Flores, responsável pela aplicação dos testes em Santa Maria, o período de maior testagem foi no mês de agosto.

Já em Palmeira, julho e agosto foram os meses com mais testes, conforme Daniel Graichen, professor do Departamento de Ciências Biológicas.

Os testes, do tipo RT-PCR, são feitos a partir da coleta de material do nariz ou da garganta da pessoa e buscam identificar o RNA do vírus.

Santa Maria registra mais 3 mortes por Covid

Parcerias ajudam no projeto

A UFSM e o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) têm uma rede de parceiros que garantem os materiais de testagem.

Esse apoio vem do Ministério Público do Trabalho (MPTF), do Ministério Público Federal (MPF), que financiam os materiais utilizados, juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

De outro lado, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) repassa os testes à UFSM. Por esse motivo, portanto, é que não é possível a solicitação avulsa de um teste.

O público-alvo, de acordo com Flores, são pessoas internadas, suspeitos de estarem infectados e profissionais da saúde.

A comunidade doou dois dos principais equipamentos utilizados na testagem, que custaram R$ 270 mil.

Além disso, a UFSM comprou outros equipamentos e bancou bolsas para estudantes que participam do projeto.

Como denunciar aglomerações em Santa Maria

Testagem envolve cinco laboratórios

Em Santa Maria, o projeto envolve o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), o Laboratório de Bacteriologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Laboratório de Virologia Veterinária do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM.

Além disso, em Palmeira da Missões, são mais dois outros laboratórios envolvidos: o Laboratório de Genética Evolutiva e o Laboratório de Microbiologia.

Cinco cursos da UFSM têm nota máxima no Enade

Vacina e produção de álcool

A contribuição da UFSM no combate à pandemia vai além e inclui, também, a aplicação de vacina que está em fase de testagem no Brasil.

Até novembro a universidade vai testar mil voluntários, entre profissionais da área de saúde, da segurança pública, comércio e transporte público.

Entre outras ações, iniciativas e projetos, a instituição produziu, por exemplo, mais de 4 mil litros de álcool para doações, entre os meses de abril e junho.

A produção faz parte de um projeto da Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico e Farmácia Escola, em uma parceria com a Receita Federal.

 (Com informações da Agência de Notícias da UFSM e da Assessoria de Comunicação do Husm)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn