Paralelo 29

Santa Maria mantém risco médio de transmissão de Covid

Testagem para Covid-19 e internações mostram que houve aumento da doença em algumas regiões Foto:Amércio Santos, SEI, Fotos Públicas

Santa Maria continua com risco médio de transmissão de Covid-19 e, pela terceira semana consecutiva, permanece sob bandeira laranja.

Essa classificação permite, portanto, o funcionamento do comércio e de outras atividades com regras mais flexíveis.

O governo estadual divulgou nesta sexta-feira (23) o mapa provisório do distanciamento controlado para a próxima semana.

E nele voltou a aparecer a bandeira vermelha, que significa alto risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Missões volta para bandeira vermelha

A mudança na cor do mapa de controle ocorre após duas rodadas sem bandeira vermelha no Estado.

As regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo, todas na macrorregião Missioneira, saem da laranja e voltam para a vermelha.


Santa Maria registra mais duas mortes por Covid

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) explica, nesse contexto, que a reclassificação se deve a uma piora nos indicadores da doença nas Missões.

Três regiões passam de baixo para médio risco de contaminação

Já as regiões de Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões, que estavam na bandeira amarela, voltaram à laranja. As outras 15 seguem em laranja.

De acordo com o governo, as novas hospitalizações por Covid-19 chamaram a atenção da equipe que monitora os indicadores do novo coronavírus.

Estado alerta Santa Maria sobre coronavírus

Entre as duas últimas semanas, conforme a SES, o aumento foi de 21%, subindo de 739 para 897, elevando em 13% o percentual de internados.

Já o número de mortes cresceu 11% entre as duas últimas semanas, saltando de 213 para 236.

Regras mais brandas mesmo para regiões com alto risco

Na prática, regiões em bandeira vermelha podem adotar regras da bandeira laranja, enquanto que aquelas em laranja podem adotar normas da amarela.


Como denunciar aglomerações em Santa Maria

Mas para que isso seja possível as regiões devem enviar as regras próprias adaptadas. Os municípios também podem recorrer.

O resultado definitivo da semana sai na segunda-feira (26) e as novas normas de restrição ou liberação começam a valer a partir de terça (27).

(Com informações do governo do Estado)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn