Paralelo 29

Prefeitura autoriza abertura de shoppings e lojas nos domingos

Comércio Santa Maria
Com maior fluxo de pessoas, comércio espera que flexibilização ajude na recuperação econômia Foto: José Mauro Batista, Paralelo29

A prefeitura de Santa Maria autorizou a abertura dos shoppings centers e do comércio em geral nos domingos.

A previsão está no decreto executivo 239, publicado nesta quinta-feira (29) para atualizar os dias e horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços durante a pandemia de Covid-19. O decreto vale a partir desta quinta.

Assim, de acordo com o novo decreto, os shoppings e centros comerciais cobertos poderão funcionar de segunda-feira a domingo, das 11h às 21h, enquanto que as lojas de rua poderão abrir de segunda a domingo, entre às 9h e às 19h. Isso desde que o estabelecimento tenha alvará permitindo.


Comércio volta ao horário normal em Santa Maria

Empresas têm que seguir normas sanitárias previstas em decretos

Para a abertura, as empresas têm de seguir as normas sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus, entre elas disponibilizar álcool em gel, evitar aglomerações e exigir o uso de máscara de proteção tanto para clientes como para funcionários.

Uso de máscaras por clientes e funcionários é obrigatório em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços / Foto: Freepik, Sindilojas, Divulgação

Ainda sobre os shoppings centers, a prefeitura autoriza que eles abram fora do intervalo de horário estipulado para permitir o acesso e o funcionamento atividades essenciais e de restaurantes.

Isso tudo de acordo com o horário e o modelo de operação estabelecido pela prefeitura para cada setor.


Ônibus circularão até mais tarde para atender comércio

Padarias e outros estabelecimentos também têm horário ampliado

O novo decreto também amplia os horários de funcionamento de padarias, açougues, fruteiras e distribuidoras de bebidas. Esses estabelecimentos poderão funcionar das 7h às 23h, conforme o alvará.

Restaurantes também estão entre os estabelecimentos previstos no novo decreto da prefeitura de Santa Maria / Foto:Facebook Royal Plaza Shopping, reprodução

Da mesma forma, lancherias e restaurantes poderão atender clientes das 8h às 23h, porém o horário poderá ser estendido até a meia-noite para conclusão dos atendimentos e do consumo.

De acordo com a prefeitura, os motivos para essa flexibilização se devem a três razões: a permanência da região de Santa Maria na bandeira laranja (risco médio para Covid), as temperaturas mais altas e a necessidade de recuperação da economia local.

Comércio já pode abrir uma hora a mais na cidade

Sindilojas comemora regras mais flexíveis

O presidente do Sindicato dos Lojistas da Região Centro (Sindilojas), Ademir José da Costa, garante que o comércio está preparado para atender o público sem oferecer risco.

“No início da pandemia houve um choque, um amedrontamento, mas o comércio sempre foi um local seguro. Não tem essa necessidade de limitação de hora”, diz Ademir.

O empresário afirma que o comércio em Santa Maria, de forma geral, cumpre todas as exigências sanitárias desde que as normas foram estabelecidas em nível estadual e municipal.

Por fim, o presidente do Sindilojas destaca que o Código de Posturas de Santa Maria permite a abertura do comércio nos domingos. Isso só mudou com a pandemia.

Os empresários têm um acordo com os comerciários, mediado pelos sindicatos das duas categorias, que prevê as regras de funcionamento nos domingos.

A expectativa do Sindilojas é que haja uma recuperação das perdas acumuladas desde o início da pandemia. A proximidade do verão e do Natal podem ajudar nesse processo de retomada.


Festa infantil liberada. Você conhece as regras?

Controle de público e cuidados com a higienização nas lojas

Por enquanto, como a cidade está em bandeira laranja, há limitação do número de funcionários por loja, que ficam reduzidos à metade da mão de obra contratada.

Ou seja, se um estabelecimento tem 10 funcionários, só pode funcionar com cinco, enquanto estiver na bandeira de risco médio.

Na amarela, que representa risco baixo, os estabelecimentos podem abrir com até 75% dos funcionários.

Além de álcool em gel e do uso de máscaras, há regras para o distanciamento entre as pessoas e a limitação do número de clientes dentro do estabelecimento.

As lojas de vestuário, por exemplo, devem atender exigências na hora em que os consumidores forem experimentar roupas.

Assim, toda vez que alguém experimentar um blusão, por exemplo, a peça não pode ir direto para arara antes de ser higienizada.

(Com informações da prefeitura de Santa Maria)


Romaria da Medianeira será virtual este ano

NOVOS HORÁRIOS

Shoppings centers – Podem funcionar todos os dias da semana, inclusive nos domingos, das 11h às 21h, podendo o horário ser estendido para atendimento de serviços essenciais

Lojas de rua – Podem funcionar todos os dias da semana, inclusive nos domingos, das 9h às 19h

Padarias – Podem abrir todos os dias, das 7h às 23h

Açougues – Podem abrir todos os dias, das 7h às 23h

Fruteiras – Podem abrir todos os dias, das 7h às 23h

Distribuidoras de bebidas – Podem abrir todos os dias, das 7h às 23h

Restaurantes – Podem abrir das 8h às 23h, para consumo no local, podendo estender até a meia-noite para conclusão do consumo e do atendimento

Lancherias – Podem abrir das 8h às 23h, para consumo no local, podendo estender até a meia-noite para conclusão do consumo e do atendimento

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn