Paralelo 29

Santa Maria completa quatro semanas em bandeira laranja

Novo coronavírus
Variante do coronavírus já circula no RS/Foto: Divulgação

Santa Maria completou nesta sexta-feira (30) quatro semanas seguidas sob bandeira laranja, que representa risco médio para Covid-19. Essa classificação permite a flexibilização de atividades não essenciais, incluindo shoppings e lojas de rua.

Conforme o governo do Estado, que divulgou o mapa provisório do distanciamento controlado no início da noite desta sexta, apenas uma região está em bandeira vermelha devido ao alto risco de contágio pelo novo coronavírus.

A bandeira vermelha se repete na macrorregião Missioneira, na região de Santa Rosa. Já Cruz Alta, que na rodada passada estava na vermelha, voltou para a bandeira laranja.


Santa Maria registra mais dois óbitos por Covid e chega a 96

Cruz Alta sai da bandeira vermelha

De acordo com o governo estadual, Cruz Alta, que também pertence à macrorregião Missioneira, conseguiu reduzir os registros de hospitalização por Covid-19 entre uma semana e outra.

No acumulado dos últimos sete dias, a região de Cruz Alta teve 14 registros contra 26 na semana anterior. A região também apresentou ligeira melhora no indicador que mede a capacidade de atendimento para os casos que exigem tratamento intensivo.

O número de leitos de UTI livres em Cruz Alta e cidades vizinhas aumentou de seis unidades no levantamento anterior para 10 nesta semana. As demais 19 regiões continuam em bandeira laranja.

Os prefeitos podem recorrer e o mapa definitivo sai na segunda-feira. Já as medidas determinadas pelas bandeiras passam a valer a partir de terça-feira, 3 de novembro.

Este o mapa provisório divulgado nesta sexta e que pode ser alterado na segunda-feira se prefeitos recorrerem e conseguirem reverter/Imagem: Reprodução, governo do Estado

Santa Maria chega a 94 mortes por Covid

Dados sobre as hospitalizações

Por outro lado, o Palácio Piratini ressalta que, em todo o Rio Grande do Sul, há uma redução dos registros de novas hospitalizações (queda de 7%), embora o número de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19 se mantenha em elevação (aumento de 5%).

 O número de internados em UTI, por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e confirmados com Covid-19, também teve aumento na semana.

Mesmo contabilizando os pacientes internados por outras causas, houve queda na quantidade de leitos de UTI ocupados.

 Com a diminuição no total de leitos de UTI no Estado, houve leve redução na razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19.


Sete morreram de Covid esta semana em Santa Maria

Estado emite alerta para sete regiões

A equipe de monitoramento do Comitê de Dados chama atenção para o elevado crescimento em novos registros de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias nas regiões de Santa Rosa, Ijuí, Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Taquara, Caxias do Sul e Passo Fundo.

O governo lembra que  modelo do Distanciamento Controlado leva em consideração 11 indicadores de propagação do vírus e de capacidade hospitalar de cada região.

Santa Maria mantém risco médio de transmissão de Covid

Especialistas fazem recomendação

Em algumas rodadas, alguns indicadores pioram, mas outros melhoram, e é isso que mantém a estabilidade que o RS tem visto refletida no mapa.

Por exemplo, o número de novas hospitalizações, entre as duas últimas semanas, caiu 7% (de 897 para 830). O número de óbitos também caiu 11%, de 236 para 211, entre as duas últimas quintas-feiras.

No entanto, o número de internados em UTI por SRAG, de internados em leitos clínicos e de internados em leitos de UTI aumentou no mesmo período.

Por isso, especialistas recomendam que a população precisa seguir em alerta, observando medidas de higiene, como lavar as mãos, usar álcool gel e sair de mascara. Além disso, os protocolos sanitários também devem ser respeitados.

(Com informações do governo do Estado)

.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn