Paralelo 29

Candidatos trocam alfinetadas em debate do DCE

Debate do DCE
Debate promovido pelo DCE foi transmitido pelo Facebook /Reprodução

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveu na noite desta sexta-feira (30) o segundo debate entre os seis candidatos a prefeito. Transmitido pelo Facebook da entidade, o confronto proporcionou algumas trocas de gentilezas, promessas e muitas alfinetadas entre os concorrentes.

Durante cerca de duas horas, os prefeituráveis falaram sobre temas sorteados pelo DCE, entre eles  saúde, educação, segurança e juventude.

No primeiro e no quarto blocos, eles tiveram tempo para se apresentar e falar sobre seus projetos para a cidade.

No segundo, cada candidato respondeu a um tema sorteado. Já no terceiro, foi a oportunidade das perguntas entre os candidatos.

Rescaldos do debate, rei do marketing, Farret e marqueteiros

Tanto quem perguntava como quem respondia, assim como o assunto, foram definidos igualmente por sorteio.

Oposição x governistas

Evandro de Barros Behr (Cidadania), Jader Maretoli (Republicanos), Luciano Guerra (PT) e Marcelo Bisogno (PDT) tentaram marcar o campo da oposição.

Embora criticado por ser o atual vice-prefeito, o candidato do Progressistas, Sergio Cechin, procurou se posicionar com distanciamento em relação ao governo municipal.

Por sua vez, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que tenta a reeleição, foi o único que defendeu a atual gestão, citando obras e outras ações realizadas nos últimos quatro anos.

Em alguns momentos houve troca de gentilezas, que partiram principalmente de Behr e Pozzobom, mas também houve declarações nesse sentido de parte de Bisogno.


Confronto entre prefeituráveis teve momentos de troca de farpas

Franco atirador e confronto direto

Posicionado como franco atirador, Jader disparou críticas contra todos os adversários, em particular a Pozzobom e a Cechin, ao qual se referiu como igualmente representante da atual gestão.

Mas Jader não escapou ileso, principalmente quando fez críticas ao fato de os adversários já tem ocupado cargos políticos.

No confronto direto com Cechin, o vice-prefeito e candidato progressista rebateu, citando dois cargos estaduais ocupados por Jader, o último de secretário adjunto de Esportes no governo Eduardo Leite (PSDB)

Petista e pedetista x tucano

Pozzobom e Luciano também se alfinetaram entre o primeiro e o segundo blocos. O petista acusou os partidos do tucano e do seu atual vice de terem votado na PEC que tirou recursos da saúde em nível federal.

Disse, ainda, que, como prefeito, não permitirá que “forasteiros falem mal da UFSM”, referindo-se ao empresário Luciano Hang, dono da Havan, durante discurso em 2019 na presença do prefeito. Pozzobom retrucou afirmando que não deu as costas para a UFSM.

Bisogno também fez críticas contundentes à atual gestão, particularmente na área de saúde, enquanto Behr  disparou sua metralhadora contra o governo e promessas na sua fala final. Pozzobom e Cechin não chegaram a se confrontar.

Confira as principais intervenções no segundo bloco, em que cada candidato respondeu sobre um tema diferente proposto pelo DCE.

Confira aqui o debate completo.


Debate expõe ideias dos candidatos a prefeito de Santa Maria

Pozzobom  anuncia UBS no Campus

Ao responder sobre o tema “Cidade e juventude”, Jorge Pozzobom  citou a Calourada Segura, programa de recepção aos calouros criado no seu governo, e anunciou a criação de uma Unidade Básica de Saúde no Campus, em uma parceria com a UFSM.

Esse posto de saúde seria um local de referência, especialmente para os estudantes universitários.

Também defendeu incentivo ao Santa Maria Tecnoparque e às incubadoras tecnológicas das universidades locais. “Lazer e cultura são importantes, mas nosso foco absoluto é na geração de empregos”, disse, referindo-se a uma crítica do candidato pedetista à falta de espaços de lazer.

Farpas lá e cá na propaganda, debate da Cacism e dinheiro na cueca

Cechin diz que vai auditar preço da passagem

O tema “Transporte público” caiu para Sergio Cechin, que lembrou que a licitação do transporte coletivo urbano terá que ser lançada até 21 de janeiro de 2021, ou seja, no início da próxima administração, sob pena de a prefeitura ter que pagar multas pesadas.

O candidato prometeu auditar o preço da passagem, mudando a forma como a tarifa é calculada. “Podemos perfeitamente baratear o custo da passagem”, afirmou.

O progressista defendeu, ainda, a criação de novas linhas urbanas e a construção e a melhoria dos abrigos de ônibus. Como a prefeitura tem poucos recursos, ele acredita ser possível  resolver o assunto com a colaboração das empresas.


Eleições em Santa Maria: campanha tem carreatas, numerologia e super-homem

Luciano promete escola em tempo integral

Questionado sobre o tema “Defesa da Educação Pública”, Luciano Guerra afirmou que pretende fortalecer parcerias com as instituições de ensino superior e com as escolas.

O petista disse ainda que deseja trazer o Campus do Instituto Federal Farroupilha (IFF) para Santa Maria, além de prometer implantar, gradualmente, tempo integral nas escolas. Quanto à merenda escolar, disse que seu plano prevê a aquisição de produtos da agricultura familiar. 

Por fim, prometeu investimentos em tecnologia para melhorar a educação, como a instalação de pontos públicos de internet. “Vamos investir muito forte na tecnologia nas escolas”, garantiu.

Deputado apoia candidato de coligação adversária e TRE lança canal para denúncia de fake news

Jader diz que vai regularizar área irregular

Ao abordar o tema “Moradia”, Jader Maretoli girou novamente sua metralhadora em direção aos adversários, que representam “partidos que deixam as pessoas sem água e sem luz”. Com um discurso mais político que técnico, ele mencionou diretamente Pozzobom e Cechin.

Sobre a atual gestão, ele criticou a entrega de títulos de posse como sendo escrituras das casas. Também lembrou que moradores vivem em áreas abandonadas há tempos pelo poder público.

“Precisamos levar a sério o direito à moradia, o direito à água e o direito ao saneamento”, afirmou, prometendo regularizar áreas clandestinas.

Giro do Paralelo 29: irmã de vice apoia adversário e muito mais

Behr  promete criar pasta de segurança

Ao falar sobre “Segurança Pública sem repressão”, Evandro de Barros Behr  misturou críticas e elogios ao governo Pozzobom e  defendeu propostas articuladas com outras áreas.

Ele defendeu o planejamento das ações e mudanças no Plano Diretor, que, segundo ele, prejudicam pequenos empresários da construção civil, setor que mais emprega mão de obra dos presídios.

Behr reconheceu que o cercamento eletrônico é algo bom. Anunciou a criação de uma pasta específica para a área de segurança. Mas voltou a criticar o governo pelo projeto de criação de uma nova perimetral. “Essa perimetral é uma rota de fuga, que liga nada a lugar nenhum”.


O papel do prefeito na administração de um município

Bisogno defende gestão plena da Saúde

Perguntado sobre “Saúde Pública”, Marcelo Bisogno enumerou uma série de problemas que ele vê no sistema, como filas, falta de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a inexistência de planejamento.

Sobre o Hospital Regional, embora ressaltando que equipá-lo não depende da prefeitura, o pedetista criticou o fato de o governo Sartori (MDB) ter barrado convênio entre a UFSM e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(Ebserh) para assumir a gestão do complexo.

Bisogno promete resolver problemas crônicos do setor adotando a Gestão Plena da Saúde. “Não precisamos do estado como intermediário, Santa Maria pode gerir esses recursos”, afirmou. Ele também prometeu criar um comitê gestor para enfrentar a Covid e a dengue.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn