Paralelo 29

Ônibus Lilás passará por Santa Maria para atender vítimas de violência

ônibus lilás
Veículo ficará estacionada, na tarde de segunda, na Praça Saldanha Marinho. Além de atender mulheres, haverá divulgação de material e serviços sobre violência de gênero / Foto: SJCDH, divulgação

Na próxima segunda-feira (7), a partir das 13h30min, o Ônibus Lilás, iniciativa do Departamento de Políticas para as Mulheres do governo do Estado, estará em Santa Maria para atender mulheres e, ao mesmo tempo, divulgar material informativo sobre violência de gênero e os serviços oferecidos pelo Estado.

O veículo ficará estacionado na Praça Saldanha Marinho. O Ônibus Lilás é uma unidade móvel projetada e adaptada especialmente para o atendimento fora de Porto Alegre, oportunizando auxílio e informação para as mulheres de todo o Estado, bem como o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

Instalações do veículo garante privacidade à vítima

O veículo é equipado com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa, banheiro e uma equipe composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública.

Além do Ônibus Lilás, Santa Maria contará com a presença da Polícia Civil e a Patrulha Maria da Penha. Os organizadores da iniciativa alertam que serão tomados todos os cuidados necessários em relação ao coronavírus, sendo que é obrigatória a utilização de máscara e o cumprimento do distanciamento social.

Prefeito abre Viva o Natal em Santa Maria

Também será disponibilizado álcool em gel para o público.Neste momento, Santa Maria está sob bandeira vermelha.

O atendimento do Ônibus Lilás faz parte de uma programação organizada pelo Departamento de Políticas para as Mulheres, denominada “16 Dias de Ativismo“. As atividades começaram no dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher.

Live debate caso Robinho e a cultura do estupro

“A violência contra mulheres e meninas acontece todos os dias e em todos os lugares, mas essas datas servem para nos lembrar que ainda há muito há se fazer para combater qualquer tipo de discriminação por gênero”, ressaltou Bianca Feijó, diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres.

Governo estadual anuncia que pagará salários em dia

“Essa violência tem origem em um problema estrutural da nossa cultura, que é o machismo. Por isso é tão importante que, de fato, toda a sociedade, não apenas o Estado ou a família da vítima, busque se engajar nessa causa e entender o seu papel na construção de uma cultura onde ser mulher não seja motivo para a morte de ninguém”, acrescentou ela.

Laura da Fonseca é a nova presidente da Sedufsm

O ônibus Lilás irá percorrer 16 municípios. As atividades sem encerram no dia 11 de dezembro em Bento Gonçalves, Região da Serra. Entretanto, todos os municípios podem solicitar o serviço, independentemente de programa ou data especial. E a iniciativa tem por objetivo oportunizar uma integração efetiva dos serviços que oferecem um atendimento humanizado às mulheres.

Ônibus passará por outros municípios até dia 11 de dezembro:

7 – Santa Maria (Praça Saldanha Marinho), a partir das 13h30 min
8 – Pelotas (Mercado Público), a partir das 13h30min
9 – Rio Grande (Praia do Cassino), a partir das 13h30min
10 – Sapucaia do Sul (Praça General Freitas), a partir das 13h30min
11 – Bento Gonçalves (Rua Marechal Floriano, em frente à Praça Walter Galassi), às 13h30min, encerramento dos 16 dias

(Com informações da assessoria do governo RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn