Paralelo 29

Pozzobom trata sobre vacina com o governador

Pozzobom com governador
Prefeito Jorge Pozzobom participou de reunião com o governador Eduardo Leite/Foto: AIPSM, Divulgação

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), reuniu-se nesta quarta-feira (9) com o governador Eduardo Leite (PSDB), em Porto Alegre, para tratar da vacina contra a Covid.

Porém, nenhum dos dois anunciou alguma medida concreta, já que o governo gaúcho, assim como outros Estados, aguardam definições por parte do Ministério da Saúde.

No encontro entre prefeito e governador, no Palácio Piratini, Pozzobom falou sobre a preocupação quanto à disponibilização da vacina para os municípios gaúchos.

De acordo com o prefeito, o governador está confiante de que o governo federal irá garantir a vacinação para todos os estados.

Prefeitura interdita parques e praças em Santa Maria

Prefeituras estão preocupadas

Porém, conforme o prefeito de Santa Maria, há uma preocupação em relação a uma eventual falta de vacina para os municípios.

Nesse sentido, Pozzobom e outros prefeitos querem uma garantia de que nenhuma cidade gaúcha fique desabastecida.

Por isso, o prefeito de Santa Maria defende que o tema deve ser tratado desde agora, com planejamento e definição de grupos prioritários para receber as doses.

11,1 milhões de gaúchos sob bandeira vermelha

Santa Maria e região estudam comprar doses

Segundo Pozzobom, Santa Maria e outras cidades da região estão preparadas para comprar uma vacina caso o governo federal não disponibilize a imunização.

O Consórcio Intermunicipal da Região Centro (Circ) ficaria encarregado de realizar a compra mediante uma parceria entre os municípios abrangidos.

Mesmo antes de ser reeleito, ainda na campanha, Pozzobom afirmou que a prefeitura estava preparada para adquirir uma vacina contra a Covid.

“É isso que estamos buscando desde já para Santa Maria”, disse Pozzobom, ao avaliar a reunião com Leite.

Avanço da Covid deixa todo o RS em vermelho

Pandemia foi tema de campanha

Durante a campanha que resultou na sua reeleição, o prefeito santa-mariense defendeu a compra da vacina.

E assim que venceu a disputa eleitoral, no dia seguinte à apuração, Pozzobom afirmou em live do Paralelo29 que a região está pronta para tomar providências caso necessário.

Em nível de Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde já começou a preparar um plano de vacinação, que prevê o fluxo desde o laboratório produtor até a sala de vacinas.

RS elabora plano de vacinação contra Covid

Santa Maria já tem 8,9 mil casos positivos

Ainda no encontro, o prefeito repassou dados sobre a pandemia em Santa Maria. Inicialmente, ele passou estatísticas de diagnósticos positivos de Covid, que já são 8.915. Já o número de mortes é de 114.

Paralelamente, Pozzobom também informou o número de casos suspeitos (2.154) e de curados (8.225). Além disso, os exames descartaram 6.384 suspeitas de contaminação.

Vacina de Oxford deve chegar a 130 milhões de brasileiros

Fiscalização vai às ruas de Santa Maria

Por fim, o prefeito atualizou o governador sobre ações que o município tem executado para conter o avanço do coronavírus.

Fiscalização contou com a ajuda da Brigada Militar/Foto: João Alves, AIPSM

Entre elas, estão blitze da Fiscalização Municipal Integrada, que têm como objetivo evitar aglomerações.

Como resultado dessas batidas feitas por fiscais juntamente com a Guarda Municipal e outros órgãos, o poder público realizou 167 fiscalizações entre quinta-feira (3) e terça-feira (8).

Ao mesmo tempo, agentes da Patrulha da Máscara também saíram às ruas para alertar a população sobre os riscos da pandemia e coibir aglomerações em espaços públicos.

Santa Maria passa a ter 65 leitos de UTI Covid

Governo federal diz que não faltará vacina

Em princípio, o governo federal garantiu aos governadores, em reunião realizada na terça-feira (8), que não faltará vacina.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, lembrou que o governo já fez acordos com o laboratório Astrazeneca para comprar 260 milhões de doses e insumos.

Ainda de acordo com Pazuello, o ministério também integra o consórcio Covax Facillity, que vai dispor de 42 milhões de doses para os brasileiros.

Conforme o ministro, o Sistema Único de Saúde (SUS) já tem capacidade de 300 milhões de doses para 2021.

Pazuello disse ainda que o governo aguarda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) valide vacinas para dar início à imunização.

(Com informações da prefeitura de Santa Maria, do governo do RS e do Ministério da Saúde)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn