A prefeitura de Santa Maria confirmou nesta sexta-feira (11) mais cinco mortes por Covid na cidade.
As vítimas são três homens e duas mulheres, sendo que três morreram nessa sexta. Assim, o município chega a 122 óbitos desde 14 de maio.
As vítimas mais novas são duas mulheres, uma com 49 anos, e outra, com 59. Já os homens tinham 69 anos, 70 e 73. Os casos seriam incluídos no boletim epidemiológico desta sexta.
Embora as mortes tenham ocorrido em dias diferentes, em três dias Santa Maria passou de 115 registros de óbitos para 122. Sábado passado eram 114 óbitos.
Idosa de 106 anos morre de Covid em Santa Maria
Região continua sob bandeira vermelha
Ainda nesta sexta, a região de Santa Maria foi novamente classificada com bandeira vermelha (alto risco de contágio) no mapa do distanciamento controlado do governo do Estado.
Na quinta (10), a prefeitura de Santa Maria divulgou medidas limitando o horário de bares, restaurantes, lancherias, trailers e distribuidoras de bebidas.
Da mesma forma, suspendeu a gratuidade no transporte coletivo para pessoas com mais de 65 anos, nos horários de pico.
Antes disso, a prefeitura já tinha interditado praças, parques e academias ao ar livre como forma de evitar aglomerações.
Santa Maria chegou a 115 mortes por Covid
Prefeito pede apoio à população
Nas redes sociais, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) pediu, nesta sexta, o apoio da população às medidas para conter o avanço da pandemia.
“A segunda onda chegou com toda força e, pela primeira vez, temos duas regiões em bandeira preta no mapa preliminar”, disse o prefeito.
“As medidas restritivas que tomamos foram para proteger as pessoas, por isso eu peço, de coração, a compreensão de cada um de vocês. Este é o momento de todos nós fazermos a nossa parte. É todos nós cuidando de todos nós. Posso contar contigo?, postou Pozzobom.
Por fim, a prefeitura também pretende endurecer a fiscalização com o apoio da Brigada Militar e da Guarda Municipal.
Em termos de RS, somente Cruz Alta ficou na bandeira laranja (risco médio), enquanto Pelotas e Bagé foram classificadas com bandeira preta, que representa altíssimo risco. Esta é a primeira vez que o Estado tem bandeiras pretas.
Pozzobom trata sobre vacina com o governador
OS PERFIS DAS VÍTIMAS
- Mulher, 59 anos, com registro de doença cardiovascular crônica. Em 2 de dezembro, deu entrada no Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta. A paciente não internou em UTI, mas utilizou suporte ventilatório invasivo. O óbito aconteceu em 4 de dezembro, com registro na Vigilância em Saúde de Santa Maria nesta quinta-feira (10). Em 8 de dezembro, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19.
- Homem, 70 anos, com registro de hipertensão arterial sistêmica, diabetes e obesidade. Em 28 de novembro, deu entrada no Hospital Regional, sendo encaminhado da UPA e já tendo o diagnóstico positivo para a Covid-19. Em 1° de dezembro, o paciente foi transferido para a UTI do hospital. O óbito aconteceu em 11 de dezembro.
- Homem, 69 anos, sem registro de comorbidade. Em 11 de novembro, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. Não teve internação hospitalar, com o óbito acontecendo em 28 de novembro, na residência do paciente, com registro na Vigilância em Saúde nesta sexta-feira (11).
- Homem, 73 anos, com registro de doença cardiovascular crônica. Em 29 de novembro, deu entrada na UTI do Hospital Regional. Na mesma data, teve diagnóstico positivo para a Covid-19. O óbito aconteceu nesta sexta-feira.
11,1 milhões de gaúchos sob bandeira vermelha
- Mulher, 49 anos, com registro de doença hematológica. Em 7 de dezembro, deu entrada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). No dia seguinte, foi transferida para a UTI. O diagnóstico positivo para a Covid-19 se deu por meio de tomografia. O óbito aconteceu em 10 de dezembro.
(Com informações da prefeitura de Santa Maria)