Paralelo 29

Santa Maria chega a 130 mortes por Covid-19

UPA de Santa Maria
Uma das vítimas foi atendida na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) / Foto: Prefeitura de Santa Maria, arquivo

Os números de mortes por Covid-19 não param de subir em Santa Maria. No final da tarde desta terça-feira (15), a prefeitura confirmou mais três óbitos. Com isso, a cidade alcança a marca de 130 mortes. Os dados foram atualizados no boletim epidemiológico.

Uma das vítimas, uma mulher de 91 anos, morreu ainda no mês de julho, mas a Vigilância em Saúde só recebeu a confirmação do exame de Covid-19 nesta terça-feira.  Os outros dois óbitos ocorreram neste mês e são de um home e de uma mulher.

Com quatro óbitos, Santa Maria já tem 127 mortes por Covid

No dia anterior, na segunda-feira (14), a prefeitura de Santa Maria divulgou outras quatro mortes em consequência da pandemia de coronavírus.

Governo nega recursos e Estado tem as primeiras regiões sob bandeira preta

Santa Maria segue pela terceira semana consecutiva sob bandeira vermelha. Isto é, a cidade apresenta risco alto de transmissão do vírus. Nesta terça-feira, o governo Jorge Pozzobom (PSDB) anunciou a ampliação dos horários do comércio em Santa Maria, exceto de bares e restaurantes.

A decisão foi anunciada depois que o governo Eduardo Leite autorizou a flexibilização de algumas regas.  

Hospitais da região recebem camas de UTIs

O Hospital Regional de Santa Maria e o Hospital Auxiliadora de Rosário do Sul estão entre as cinco instituições que receberam, nesta terça-feira, camas de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para atendimento de pacientes com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Regional recebeu 10 camas, e o Auxiliadora, cinco, conforme informou a Secretaria Estadual da Saúde. Os equipamentos foram comprados, via pregão eletrônico, com recursos de convênio com o Ministério Público Estadual (MPRS), que disponibilizou o repasse proveniente do Fundo Reconstituição de Bens Lesados (FRBL)

Perfil das vítimas

  • Homem, 91 anos, com registro de hipertensão arterial sistêmica. Em 4 de dezembro, deu entrada na UTI do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, proveniente do Hospital São Francisco, já tendo o diagnóstico positivo para a Covid-19. Em 6 de dezembro, foi transferido para leito clínico. O óbito aconteceu nesta segunda-feira (14).
  • Mulher, 91 anos, com registro de doença cardiovascular crônica. Em 13 de julho, deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. O diagnóstico positivo para a Covid-19 se deu por meio de uma tomografia. A paciente não internou em UTI, mas utilizou suporte ventilatório não invasivo. O óbito aconteceu em 21 de julho, com a confirmação do exame sendo entregue para a Vigilância em Saúde nesta terça-feira (15).  
  • Mulher, 77 anos, com registro de doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica e diabetes. Em 6 de dezembro, deu entrada na UPA. Em 12 de dezembro, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19 por meio de uma tomografia. O paciente não internou em UTI, mas fez uso de suporte ventilatório invasivo. O óbito aconteceu em 13 de dezembro. Dois dias depois, teve novamente o diagnóstico positivo para a doença por meio de teste. 

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn