Santa Maria confirmou nesta quarta-feira (16) mais duas mortes por Covid na cidade, segundo a prefeitura. Agora, já são 132 óbitos no município desde maio.
As vítimas são dois homens, um de 58 anos, e outro, de 78. Ambos estavam internados em hospitais de Santa Maria.
Os dois pacientes morreram no dia 2 de dezembro, mas a notificação foi feita quase duas semanas depois na Vigilância em Saúde.
Santa Maria chega a 130 mortes por Covid-19
PERFIL DAS VÍTIMAS
- Homem, 58 anos, com registro de diabetes, neoplasia de pulmão e imunossupressão. Em 25 de novembro, deu entrada na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). No dia seguinte, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. Ele morreu dia 2 de dezembro.
- Homem, 78 anos, com registro de doença neurológica crônica. Em 3 de junho, deu entrada no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo para passar por uma cirurgia, com posterior encefalopatia hipóxico-isquêmico. Em 2 de dezembro, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19, mesmo dia em que faleceu.
Vacinação contra a Covid no Brasil poderá começar em fevereiro
Casos novos na cidade são 297, segundo boletim estadual
Já conforme dados do governo do Estado, atualizados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta quarta-feira, Santa Maria registrou 297 novos casos de Covid nas últimas 24 horas. O número de óbitos, no entanto, é 128 no boletim estadual.
Outro dado diferente entre os dois boletins se refere ao número de casos acumulados da doença. Enquanto a prefeitura informa que já são 10.206 diagnósticos positivos na cidade, o governo estadual aponta 9.649.
O boletim da prefeitura também aponta que Santa Maria tem 9.046 pessoas curadas, mas ainda tem outros 895 aguardando confirmação.
Senado aprova rastreamento de vacinas
Bandeira vermelha três vezes seguidas
A região de Santa Maria está classificada em bandeira vermelha (alto risco de contágio) pela terceira semana seguida, porém o governo do Estado liberou a ampliação do horário do comércio.
Em Santa Maria, a prefeitura estendeu o horário a partir desta quinta-feira (17) até o dia 23.
Apesar disso, a prefeitura resolveu manter protocolos da bandeira vermelha e não flexibilizou regras para bares, restaurantes e outros estabelecimentos que vendem bebida e comida.
(Com informações da prefeitura de Santa Maria e do governo do RS)