Cinco partidos fecharam um acordo para dirigir a Câmara de Vereadores de Santa Maria nos próximos quatro anos. A aliança é formada por Progressistas (PP), MDB, PSB, PDT e PSL, e soma 11 votos, o suficiente para vencer a eleição.
Esse acordo implode outra articulação em andamento, que tinha PSDB, PT, Republicanos e PC do B, além do PDT e de pelo menos um vereador do PSB. Socialistas e pedetistas, porém, acabaram tendo peso decisivo nesse novo arranjo.
O grupo liderado pelo Progressistas e pelo MDB divulgou um documento chamado “Pacto por Santa Maria”, em que adianta que fará oposição ao governo do prefeito reeleito Jorge Pozzobom (PSDB).
Reforma administrativa de Pozzobom deve ficar para fevereiro
Grupo se define como oposição consciente
“Como legítimos representantes do povo, reafirmamos o compromisso de defendermos todas as ações que são de fato benéficas para a cidade de Santa Maria, bem como sermos críticos ferrenhos de todo ato que for prejudicial a nossa cidade, onde podemos ser considerados uma oposição consciente”, diz um trecho da nota.
Pelo acordo firmado, o primeiro presidente do Legislativo será o vereador reeleito João Ricardo Vargas (Progressistas), Coronel Vargas. Ele era do PSDB e, na janela para troca de partido, foi para o Progressistas.
Em 2022, a Câmara de Santa Maria será presidida pelo radialista e professor Paulo Ricardo Pedroso, eleito pelo PSB. Em 2023, será a vez do emedebista Tubias Calil presidir a Casa.
Assista à live sobre o projeto do ICMS, eleição na Câmara e mudanças na prefeitura
Só presidente do último ano não foi definido
Só não foi fechado o último ano da nova legislatura. O presidente em 2024, ano das próximas eleições municipais, será Danclar Rossato (PSB) ou Tony Oliveira (PSL).
Estão fora PSDB, partido do prefeito reeleito Jorge Pozzobom, PT, Republicanos e PC do B.
Nova composição da Câmara de Santa Maria. Quem ganhou e quem perdeu
CONFIRA O DOCUMENTO DO GRUPO NA ÍNTEGRA
COMUNICADO À IMPRENSA Santa Maria, 17 de dezembro de 2020.
Comunicamos a todos que a composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Maria está definida para a Legislatura 2021/2024.
O grupo se chama PACTO POR SANTA MARIA e é formado pelos vereadores eleitos dos seguintes partidos: PP, MDB, PSB, PDT e PSL. É um grupo composto por 11 (onze) vereadores que buscam uma Santa Maria mais eficiente e menos midiática; mais desenvolvida e menos burocrática; com um parlamento independente e com atuação forte; sem vaidades políticas e com os olhos voltados à população.
Como legítimos representantes do povo, reafirmamos o compromisso de defendermos todas as ações que são de fato benéficas para a cidade de Santa Maria, bem como sermos críticos ferrenhos de todo ato que for prejudicial a nossa cidade, onde podemos ser considerados uma OPOSIÇÃO CONSCIENTE.
Por fim, por sermos homens e mulheres de palavra, onde acreditamos na boa política e que o aperto de mão e o olho no olho possuem um significado de compromisso, ratificamos o nosso compromisso de mantermos este grupo unido pelos próximos 04 (quatro) anos e, principalmente, ratificamos nosso PACTO POR SANTA MARIA pelo bem da cidade como um todo! Subscrevem este documento os seguintes vereadores eleitos: ADELAR VARGAS – BOLINHA (MDB) ANITA COSTA BEBER (PP) CEL. VARGAS (PP) COMUNICADOR PAULO RICARDO (PSB) COMUNICADOR TONY DE OLIVEIRA (PSL) PACHECO (PP) PROF. LUCI TIA DA MOTO (PDT) PROFESSOR DANCLAR (PSB) TUBIAS CALIL (MDB) ROBERTA LEITÃO (PP) RUDYS (MDB)