A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) alerta para a probabilidade de um aumento de chuvas no Rio Grande do Sul durante o verão.
Boletim de janeiro, fevereiro e março de 2021 do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do RS (Copaaergs) indica que o fenômeno La Niña deverá contribuir para um verão com mais chuvas.
As previsões para o trimestre são resultado do Modelo Regional Climatológico implementado no Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet/UFPel) e do modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Santa Maria tem índice de desenvolvimento médio
Janeiro terá precipitações acima do padrão
A começar por janeiro, o primeiro mês do ano registrará chuvas um pouco acima do padrão climatológico para todo o Estado.
Já fevereiro deverá ter chuvas irregulares, porém mais próximas do padrão desse período.
O mês de março terá chuvas pouco abaixo do padrão no sudoeste do Estado e próximas do padrão climatológico nas demais regiões.
Como ficam os serviços no Natal e no Ano Novo em Santa Maria
Calor também deve ficar acima do normal
Nos três meses de verão, o calor deverá prevalecer, com temperaturas acima do padrão no RS.
Apesar da previsão de mais chuva, a coordenadora do Copaaergs, Loana Cardoso diz que isso não significa que o RS não terá eventuais períodos de estiagem no primeiro trimestre.
Governo comemora votação do ICMS; Federasul lamenta
Tendência de chuvas irregulares
Segundo a pesquisadora, o boletim diz que há tendência de que as chuvas sejam irregulares.
Ou seja, podem ocorrer sequências de dias sem chuva, e as mesmas, quando ocorrerem, podem ser localizadas, bem intensas e em períodos curtos.
“Além disso, é importante considerar que o prognóstico de temperaturas acima da média indica aumento da demanda evaporativa da atmosfera e consequentemente aumento da demanda hídrica das culturas”, ressalta Loana.
O boletim do Copaaergs é elaborado a cada três meses por especialistas em Agrometeorologia de 14 entidades públicas estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima.
O documento também lista uma série de orientações técnicas para as culturas do período.
Fenômeno visto em 1623 pode ser observado no céu
2020 vai se despedir com calor e chuva
Já o Boletim Integrado Agrometeorológico divulgado pela Seapdr conjuntamente com a Emater-RS e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) aponta que 2020 deverá terminar com calor e chuva no RS.
No feriado de Natal, nesta sexta-feira (25) e no sábado (26), o predomínio do ar quente e úmido manterá o calor, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva, típicas de verão, no decorrer da tarde.
Meio Ambiente suspende atendimento por um mês em Santa Maria
Temperaturas elevadas seguem no domingo
No domingo (27), a condição não muda, e as temperaturas permanecerão elevadas, com maior variação de nuvens a partir da tarde e possibilidade de chuvas isoladas no Litoral Norte e no Extremo Sul do Estado.
Na segunda-feira (28), o calor seguirá predominando, com temperaturas acima de 35°C na maioria das regiões.
Cinco balneários da região estão impróprios para banho
Pancadas de chuva e possibilidade de temporais com granizo
A partir da tarde de segunda, no entanto, a aproximação de uma área de baixa pressão deverá provocar pancadas de chuva na Fronteira Oeste e Campanha, com chance de temporais isolados.
Na terça (29) e quarta-feira (30), a atuação da área de baixa pressão e o deslocamento de uma frente fria provocarão chuva em todo o RS.
Nesses dois dias, há possibilidade de temporais isolados, com rajadas de vento e queda de granizo.
Veranistas terão restrições nas praias e balneários
Boletim indica volume de chuva
Os volumes esperados de chuva deverão ser inferiores a 20 milímetros na maioria dos municípios da Metade Sul.
No restante do Estado os totais deverão oscilar entre 20 e 40 milímetros, mas poderão superar 50 milímetros em algumas localidades do Alto Uruguai e dos Campos de Cima da Serra.
O boletim também avalia as condições atuais das culturas de alho, cebola, citros e milho. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
(Com informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS)