Paralelo 29

Gás natural terá reajuste no Estado

Foto: Sulgás, Divulgação

Nesta sexta-feira, 1º de janeiro, entram em vigor as novas  tabelas do gás natural para todos os clientes da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).

Em Santa Maria, as revendedoras ainda aguardam a confirmação, principalmente sobre o gás de cozinha.

Atualmente, o preço médio do botijão do gás de cozinha é R$ 83 nas revendedoras de Santa Maria.

Conforme o governo do Estado, o reajuste foi autorizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente  e Infraestrutura (Sema) e considera somente o aumento do custo do gás e a desvalorização do real verificada em 2020.

A última elevação nas tarifas da Sulgás foi em outubro de 2019. As novas tabelas tarifárias estarão disponíveis no site da Sulgás a partir deste 1º de janeiro.


Donos de veículos não vão pagar DPVAT em 2021

O REAJUSTE PARA CADA SEGMENTO

• Industrial -11,88%

• Veicular – 17,35%

• Comercial – 9,37%

• Residencial – 7,70%

Pandemia derruba impostômetro

Empresa gaúcha participará de compra de gás natural

Por outro lado, a Sulgás informa que as Distribuidoras de Gás Canalizado do Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão prestes a lançar uma nova chamada pública para aquisição de gás natural.

Com um volume total de aquisição projetado em mais de 6 milhões de metros cúbicos por dia, para o médio prazo, a iniciativa tem o compromisso de contribuir com a abertura do mercado de gás natural no país.

Pensão por morte terá novos prazos em janeiro

Finalidade é oferecer preços mais competitivos no mercado

A finalidade é oferecer maior competitividade aos mercados atendidos mediante o impulso da concorrência na oferta de gás natural.

Companhias estaduais vão participar de compra de gás natural/Foto: Divulgação

Além da gaúcha Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul), participam do processo as empresas MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), a GasBrasiliano (Gas Brasiliano Distribuidora), a COMPAGAS (Companhia Paranaense de Gás) e a SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina).

Bolsonaro anuncia salário mínimo de R$ 1.100

Consumidor pode sair ganhando, diz presidente da Sulgás

O lançamento da CP22 – como será denominado o processo – está previsto para o primeiro trimestre de 2021 e contempla um potencial de contratação para o período 2022/2023 de até 3,5 milhões de metros cúbicos diários, com o objetivo de complementar volumes já contratados pelas companhias para atendimento de seus mercados.

A partir de 2024, os volumes são indicativos e projetam o atendimento potencial total dos mercados das distribuidoras participantes do processo, superando então a marca de 6 milhões de m³/dia. As distribuidoras veem com muito otimismo o lançamento da CP22.

Como ajudar projetos sociais com Imposto de Renda

 “Esperamos que este processo contribua para ampliar o número de ofertantes de gás natural no mercado brasileiro, passo essencial para que possamos ter um preço de gás mais competitivo e assim beneficiar nossos consumidores”, ressalta o diretor-presidente da Sulgás, Carlos Camargo de Colón.

O edital unificado será divulgado nos sites das distribuidoras, quando do lançamento da CP22 – previsto para ocorrer até março de 2021.

(Com informações do governo do RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn