Paralelo 29

Grêmio é finalista da Copa do Brasil

Tricolor gaúcho comemorou empate em São Paulo, que garantiu sua 9ª final na competição/Foto: Lucas Uebel, Grêmio FBPA, Divulgação

O Grêmio conseguiu na noite desta quarta-feira (30) se classificar para a sua nona final da Copa do Brasil e está a um passo de conquistar o seu sexto título na competição. O clube gaúcho segurou o São Paulo, no Morumbi, empatou em 0 a 0, e volta para Porto Alegre como finalista.

Após vencer os paulistas por 1 a 0, em Porto Alegre, o Tricolor gaúcho dependia apenas de um empate para seguir vivo rumo ao hexacampeonato. O dono da casa precisava, no mínimo, de dois jogos de vantagem para voltar a uma decisão depois de 20 anos e tentar um título inédito.

Artistas de Santa Maria dão novas cores ao Itaimbé

Tricolor gaúcho teve a primeira grande chance na partida

A primeira grande chance do jogo foi dos visitantes. Aos 10 minutos, depois de um escanteio cobrado por Jean Pyerre, Diego Souza ajeitou e Victor Ferraz dominou sozinho quase dentro da pequena área.  O chute do lateral-direito bateu na trave.

Aos 18, de novo quase gol dos gaúchos. Diego Souza forçou o erro na saída de bola do Daniel Alves e tentou uma bicicleta depois da rebatida. A bola passou muito perto.

Até a metade do primeiro tempo, a estratégia do técnico são-paulino, Fernando Diniz, de escalar o meia Tchê Tchê no lugar do atacante Luciano lesionado, que havia dado certo na vitória sobre o Atlético Mineiro por 3 a 0 pelo Campeonato Brasileiro, não havia surtido efeito.

Eram apenas finalizações sem perigo. O time estava muito nervoso e errava demais.

Veranistas terão restrições nas praias e balneários

São Paulo teve sua chance aos 28

A primeira boa chance do Tricolor do Morumbi apareceu aos 28. Justamente quando Tchê Tchê achou um lugar às costas dos volantes gremistas, ele abriu para Juanfran, que cruzou.

A zaga adversária falhou e o próprio Tchê Tchê tocou para Gabriel Sara, que bateu colocado de dentro da área. Mas a bola passou longe.

Aos 32, Bruno Alves concluiu de cabeça um escanteio, com perigo. Os últimos minutos na primeira etapa foram muito truncados e com poucas oportunidades.

Dessa forma, os dois times foram para os vestiários com o placar fechado. Até aquele momento, a vaga era do Grêmio.

Presidente da Chape morre de Covid

Início do segundo tempo truncado

Pouca coisa mudou no começo da etapa final. O São Paulo seguia procurando espaços, enquanto o Grêmio marcava e esperava a chance de encaixar o contra-ataque fatal.

A primeira chance foi do São Paulo. Aos 12, o lateral-esquerdo Léo tentou finalizar dentro da área. Só que pegou muito mal e mandou longe.

Nadadora de 14 anos morre vítima da Covid

Técnicos começam a mexer

 O Tricolor paulista continuava com a bola, mas não levava perigo para o Grêmio. Aos 18, Fernando Diniz mudou.

Colocou Vitor Bueno e Toró e tirou Léo e Luan. Renato Gaúcho apostou na velocidade do Ferreira, no lugar do lesionado Victor Ferraz. Thaciano, que já havia entrado no lugar do Alisson, foi deslocado para a direita.

Com empate, Grêmio assegura a vaga na decisão e a disputa de mais um título para a sua história/Foto: Lucas Uebel, Grêmio FPBA, Divulgação

Aos 33, vendo que a equipe tinha a bola, só que não conseguia criar praticamente nada,

Fernando Diniz fez três mudanças. Tirou Tchê Tchê, Igor Gomes e Bruno Alves. Entraram Hernanes, Tréllez e Paulinho Bóia.

 O Grêmio também mudou em série. Diego Souza, Pepê, Jean Pyerre saíram. Foram a campo Paulo Miranda, Darlan e Everton.


Milhares dão adeus ao ídolo Maradona

Com mudanças, jogo esquenta, mas fica tudo igual no placar

O jogo esquentou. Teve muita catimba, muita discussão. O São Paulo conseguiu a primeira conclusão ao gol gremista apenas aos 47 minutos.

Depois de outro bate e rebate dentro da área, Toró, sozinho, cabeceou e o goleiro Vanderlei defendeu.

Mas o jogo ficou nisso mesmo. Empate em 0 a 0. E a vaga à decisão ficou com o Grêmio. O São Paulo colecionou a 28ª eliminação na década em mata-matas.

A decisão contra o Palmeiras, que venceu a outra semifinal, será apenas em 2021. As datas dos jogos são 3 e 10 de fevereiro. A ordem dos confrontos será definida em sorteio na sede da CBF no dia 14 de janeiro..

(Com informações da reportagem de Gustavo Faria, da Agência Brasil)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn