A prefeitura de Santa Maria confirmou nesta sexta-feira (8) mais duas mortes por Covid-19 na cidade, o que eleva para 157 o número de vítimas fatais desde 14 de maio de 2020. Esse foi o dia em que o município confirmou a primeira morte.
Conforme o boletim desta sexta, as vítimas mais recentes são uma mulher de 47 anos, que morreu na quarta-feira (6) e um homem de 60 anos, que morreu na quinta-feira (7), ambos com doenças preexistentes.
Santa Maria volta à bandeira vermelha para Covid
AS VÍTIMAS
- Mulher, 47 anos, com registro de doença cardiovascular, diabetes e obesidade. Em 5 de janeiro, a paciente deu entrada na UTI do Hospital Regional, sendo encaminhada da UPA e já com o diagnóstico positivo para a Covid-19. Ela morreu em 6 de janeiro.
- Homem, 60 anos, com registro de doença hepática crônica. Em 26 de dezembro, deu entrada na UTI do Hospital Regional, sendo encaminhado da UPA com diagnóstico positivo para a Covid-19. Em 3 de janeiro, o paciente foi transferido para leito clínico do hospital. Ele não chegou a ser internado em leito de UTI e morreu dia 7 de janeiro.
Verde está impróprio para banho, diz Fepam
Em 24 horas, 157 casos ativos a mais na cidade
De quinta para sexta, o número de pessoas com o novo coronavírus ativo em Santa Maria aumentou para 927, 157 a mais que no boletim anterior. Esse é o número de santa-marienses que podem transmitir a Covid-19 para outras pessoas.
Santa Maria encerra a primeira semana do ano com 13.696 casos acumulados de Covid, contando desde o início da pandemia, em março do ano passado. Desse total, 11.585 conseguiram se recuperar.
A cidade também contabiliza 6.541 casos descartados, que incluem pessoas que tinham sintomas semelhantes ao da doença, mas não tiveram diagnóstico confirmado para Covid-19.
LUTO: Brasil atinge 200 mil mortes por Covid
Em uma semana, Santa Maria quase dobrou internações por Covid
Por outro lado, há, em Santa Maria, 3.331 casos suspeitos, aguardando resultados que confirmem ou descartem a doença.
Ainda conforme o boletim desta sexta, Santa Maria tem 103 dos 109 leitos de UTI Adulto ocupados, uma taxa de ocupação de 79,8%.
Nesta sexta, o governo do Estado classificou a região de Santa Maria em bandeira vermelha no mapa preliminar do distanciamento controlado, que terá sua versão definitiva da semana divulgada na próxima segunda (11).
Havia uma semana que Santa Maria tinha saído da bandeira vermelha, na qual estava há cinco semanas seguidas, para laranja.
Assim, a região volta a figurar no mapa de alto risco epidemiológico no Rio Grande do Sul. Pelo mapa estadual desta sexta, só o município Santa Maria registrou 255 novos casos de contaminação nas últimas 24 horas.
Conforme a análise do governo do Estado, Santa Maria quase dobrou o número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias, passando de 45 para 87.
Pozzobom quer ampliar grupo prioritário de vacinação
RS tem quase cinco mil novos casos em 24 horas
Já o RS, conforme o último boletim, teve 4.964 novos diagnósticos de Covid-19 confirmados nas últimas 24 horas, elevando para 474.917 o número de gaúchos infectados desde o início da pandemia.
O número de mortes nas últimas 24 foi 66, segundo o governo do Estado, totalizando 9.359 vítimas fatais no RS. O boletim diz que 450.073 se recuperaram, totalizando 95%.
No RS, a Covid-19 tem um taxa de letalidade 2,0%, enquanto o índice de mortos é de 82,3 por 100 mil habitantes.
Coronavac tem eficácia de até 100%, diz governo de SP
RS tem mais de dois mil hospitalizados
Desde o início da pandemia, 32.812 pessoas foram internadas em hospitais, totalizando 7% dos gaúchos infectados por Covid-19.
As estatísticas estaduais desta sexta também aponta que 15.433 pessoas estão em acompanhamento no RS.
Por fim, o Estado tem 78,1% dos leitos de UTI em geral ocupados. São 2.061 pacientes internados para um total de 2.640 leitos de UTI no Estado.
De acordo com o mapa preliminar, em relação ao número de leitos livres, todas as 21 regiões receberam bandeira preta em uma nova classificação estadual, que serve de alerta sobre hospitalizações.
RS tem seringas para iniciar vacinação, diz governador
Estado tem alta de 97% nas hospitalizações
Das 21 regiãos Covid do Estado, 19 foram classificadas em bandeira vermelha, em razão do alto risco de contágio.
O mapa preliminar aponta que 95,8% da população gaúcha vive em regiões onde o vírus tem alta circulação. O governo estadual também aponta o esgotamento de leitos no RS.
Os registros de hospitalizações por Covid-19 no Estado aumentaram de 794 para 1.567, registrando uma alta de 97%.
Como o mapa é preliminar, as prefeituras poderão recorrer ao governo do Estado para rever as classificações.
O mapa definitivo será divulgado também no site às 16h30 de segunda-feira (11). A vigência das novas bandeiras será de 12 a 18 de janeiro.
Caso a classificação prévia seja mantida, as 17 regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Esse é o caso da região de Santa Maria.
Santa Maria tem 155 mortes por Covid, 4 em janeiro
Prefeitura estuda se vai recorrer
Em nota divulgada noite desta sexta, a prefeitura de Santa Maria informou que irá analisar os dados, principalmente os de internações locais, para decidir se recorrerá da classificação.
O Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 da prefeitura de Santa Maria irá analisar os dados, principalmente os de internações, até o final deste sábado (9).
Não havendo inconsistências, o município manterá a decisão preliminar e não adotará protocolos de cogestão.
(Com informações da prefeitura de Santa Maria e do governo do Estado)