Paralelo 29

Santa Maria volta à bandeira vermelha para Covid

Depois de uma semana em bandeira laranja, a região de Santa Maria voltou para a bandeira vermelha, que representa alto risco de transmissão de Covid.

O governo do Estado divulgou no início da noite desta sexta-feira (8) o mapa preliminar do distanciamento controlado, com aumento das regiões em bandeira vermelha.

Em relação ao número de leitos livres, todas as 21 regiões receberam bandeira preta em uma nova classificação estadual, que serve de alerta sobre hospitalizações.

No entanto, as regiões em vermelho que adotam o modelo de cogestão poderão continuar adotando protocolos de bandeira laranja, que amenizam as restrições.

LUTO: Brasil atinge 200 mil mortes por Covid

Só duas regiões não têm alto risco

Das 21 regiãos Covid do Estado, 19 foram classificadas como de alto risco. Somente duas regiões estão em bandeira laranja, de risco médio.

A notícia positiva foi para a região de Bagé, que saiu da bandeira preta, de altíssimo risco de contágio, e foi para a vermelha. Ijuí e Santa Rosa foram mantidas na bandeira laranja.

O mapa preliminar aponta que 95,8% da população gaúcha corre alto risco de contaminação. Também há constatação de esgotamento de leitos no Rio Grande do Sul.


Santa Maria tem 733 casos ativos do novo coronavírus

Todas em bandeira preta para hospitalizações

Entre os indicadores levados em consideração na classificação de risco, o que mais chama a atenção é o número de leitos de UTI livres em relação aos ocupados por pacientes com Covid-19: todas as 21 regiões receberam bandeira preta.

Hospital Covid
Ala para Covid-19 no Hospital de Caridade/Foto: Laura Doval, Especial Paralelo29

O dado demonstra que a tendência já observada desde o mês de novembro, de elevada quantidade de pacientes internados, se manteve neste início de ano, o que preocupa o governo estadual.

Pozzobom quer ampliar grupo prioritário de vacinação

Secretaria da Saúde reconhece avanço do vírus

Mas essa não é a única preocupação: há um avanço no contágio do novo coronavírus.  

Os registros de hospitalizações por Covid-19 aumentaram de 794 para 1.567, registrando uma alta de 97%.

Porém, o comitê de dados acredita na hipótese de que esse crescimento seria gerado pelo atraso de registros das duas semanas anteriores por conta dos feriados de Natal e Ano Novo.

Esse suposto atraso na contabilização dos dados pode ter culminado em um salto nas estatísticas de hospitalizações em quase todas as regiões na semana vigente.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o fato de a grande maioria das regiões ter ficado com a bandeira final vermelha é um sinal de alerta para a população redobrar os cuidados.

A secretária ressalta que as festas de fim de ano ainda não tiveram impacto nos dados do mapa desta semana.

 “O fato de não ter bandeira preta não significa que possamos, neste momento, deixarmos de estar vigilantes em relação ao contágio”, afirma Arita, classificando a situação gaúcha como crítica.

RS tem seringas para iniciar vacinação, diz governador

Prefeituras podem recorrer

Como o mapa é preliminar, as prefeituras poderão recorrer ao governo do Estado para rever as classificações.

O mapa definitivo será divulgado também no site às 16h30 de segunda-feira (11). A vigência das novas bandeiras será de 12 a 18 de janeiro.

Caso a classificação prévia seja mantida, as 17 regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Esse é o caso da região de Santa Maria.

Santa Maria flexibilizou atividades na semana passada/Foto: Divulgação, AIPSM

Guaíba e Uruguaiana estão em vermelho e não aderiram à cogestão, portanto, devem seguir os protocolos determinados pelo Estado.

Logo que o governo estadual divulgou o mapa preliminar da semana passada com Santa Maria na bandeira laranja, a prefeitura começou uma série de flexibilizações de atividades, entre elas a permissão para música ao vivo em bares e restaurantes.

Já nesta semana, em um novo decreto, a prefeitura de Santa Maria alterou horários de funcionamento de estabelecimentos.

(Com informações do governo do Estado)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn