O balneário Passo do Verde, em Santa Maria, não passou no teste de qualidade da água da Fepam e está impróprio para banho.
A fundação divulgou nesta sexta-feira o 4º boletim de balneabilidade desta temporada, que mantém o Balneário Ernesto Alves, em Santiago, em condições impróprias.
A Fepam começou a divulgar a situação dos balneários nesta temporada em dezembro e esta é a segunda vez que o Verde aparece como impróprio para banho. Já o Ernesto Alves aparece nessa condição desde o 1º boletim.
Balneário da região continua impróprio para banho
BALNEÁRIOS IMPRÓPRIOS NA REGIÃO
SANTA MARIA
- Balneário Passo Verde – Rio Vacacaí
SANTIAGO
- Balneário Distrito Ernesto Alves – Rio Ibicuí
Veranistas terão restrições nas praias e balneários
Estado tem 8 pontos não recomendados
O resultado das análises desta semana apontou queda no número de pontos impróprios para banho, com relação à semana anterior. Dos 90 pontos monitorados, somente 8 estão impróprios.
O órgão estadual recomenda que as pessoas não frequentem esses locais até que uma nova análise das águas seja divulgada. Os boletins são semanais e publicados sempre nas sextas-feiras.
Bons hábitos podem evitar derrames e infartos
Fepam orienta sobre riscos à saúde
Os técnicos do Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam alertam que os veranistas devem procurar sempre locais que apresentem condição da água própria para banho como forma de evitar riscos à saúde.
Outra orientação é não se banhar 24 horas após chuvas intensas, já que pode ocorrer carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, ocasionando picos de contaminação.
Também é importante não tomar banho em canais pluviais, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados com esgoto doméstico.
O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total do Governo do Estado. Os resultados das análises serão divulgados todas as sextas-feiras, até o dia 26 de fevereiro.
(Com informações da Fepam)