Paralelo 29

Morre Major Batista, figura popular em Santa Maria

Santa Maria perdeu nesta terça-feira (26) uma de suas figuras mais populares: João Batista Marques Costa, conhecido como Major Batista.

Ele tinha 77 anos de idade e era muito querido na Brigada Militar, onde fez muitos amigos, entre eles o coronel João Ricardo Vargas, ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e atualmente vereador pelo Progressistas.

Novos brigadianos se formam em Santa Maria e no RS

Coronel e ex-comandante da BOE grava vídeo para homenagear amigo

Vargas homenageou o amigo em suas redes sociais. Em seu perfil no Facebook, o vereador postou um vídeo para lembrar Major Batista. O vereador também postou uma nota:

““Um dia muito triste. O MAJOR BATISTA nos deixou… Desencarnou no dia de hoje, aos 77 anos, o nosso grande amigo.

Ser humano ímpar que viveu com muita alegria, e deu muita alegria a muitas pessoas, em especial, à Família Brigadiana.

Durante muitos anos conviveu diariamente com os que passaram pelo CRPO, ESFAS e 1º Regimento e por toda a Guarnição da nossa Brigada Militar em Santa Maria, levando sua energia que contagiava e divertia a todos.

Que DEUS abençoe toda família deste grande parceiro que se foi. E aqui fica somente a saudade eterna. Descansa em Paz, MAJOR BATISTA. A Missão foi cumprida”.

BM vai transmitir formatura de soldados em Santa Maria

Professor lembra que Batista foi adotado pela Brigada Militar

Outro amigo de Batista, o ex-vereador e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) James Pizarro também lamentou a morte do santa-mariense.

“Era meu amigo há mais de 60 anos, vizinho lá da Silva Jardim. Quando eu era adolescente, ele morava na Benjamin Constant”, lembra Pizarro.

O professor conta que Batista “vivia dentro da UFSM, assistindo aulas”. Depois, ele passou a frequentar o quartel da Brigada Militar, “onde sempre foi tratado com muito carinho”.

Morre general que comandou Exército em Santa Maria

Médico recorda do “colega” de UFSM e brigadiano de coração

O médico Jeferson Costa de Oliveira também fez uma postagem em seu perfil no Facebook, lembrando que Major Batista conviveu com turmas da Medicina da UFSM nos anos 1960 e 1970, quando o reitor era José Mariano da Rocha Filho. Mariano tinha “grande carinho” por Batista.

“Posteriormente, conviveu por muito tempo na Brigada Militar, onde ganhou o título de major. Adorava comandar, dar ordem unida, participar de desfiles, acompanhar a banda. Enfim, fez muitos amigos, de soldados a comandantes”.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn