Doze pacientes dos 15 que vieram de Manaus para Santa Maria para tratamento de Covid-19 receberam alta.
Um deles é o pastor João de Souza, 58 anos. Esse grupo de pacientes, que estava no Hospital Regional, deve partir nesta terça-feira (16) em voo que decolará do Aeroporto Municipal.
Esses pacientes chegaram em Santa Maria na noite de 2 de fevereiro, após uma viagem de quase oito horas a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Estado nega recurso da região de SM contra a bandeira vermelha
Pastor está ansioso para retornar
O pastor João de Souza acordou animado nesta segunda-feira e começou a organizar pertences, como roupas, para o retorno ao Amazonas.
“Ganhei até uns perfumes aqui do pessoal da enfermagem. Não tenho palavras para retribuir a forma como fui tratado, uma excelência. Os gaúchos são amáveis, dedicados, carinhosos e hospitaleiros”, afirmou.
O pastor disse estar com saudade da mulher, das brincadeiras de carrinho com o neto de 4 anos e do caldo de peixe tambaqui, que ele pretende preparar assim que chegar em casa.
Covid-19 já tirou a vida de 226 santa-marienses
33 pessoas atendidas no RS já retornaram a seus estados
Com o retorno desses 12 pacientes de Manaus, já são 33 os pacientes do Norte do país acolhidos e tratados no Rio Grande do Sul que já voltaram aos seus Estados de origem.
No total, o RS recebeu, entre o final de janeiro e início de fevereiro, 50 pacientes – 18 de Porto Velho (Rondônia) e 32 de Manaus (Amazonas).
No Hospital Regional, os manauaras ficaram isolados dos demais pacientes. A chegada deles no aeroporto e o transporte até o Regional foi feito com uma operação envolvendo ambulâncias, Samu e até Brigada Militar.
“A alta desse grupo é resultado de muito trabalho. Preparamos uma ala de tratamento intensivo exclusiva para atendê-los, mas nunca deixamos de lado os pacientes aqui do Estado, da nossa região e até de fora dela”, explicou o diretor técnico do HRSM, Mery Martins Neto.
Pacientes de Manaus ficarão isolados no Hospital Regional
Governador atendeu pedido de socorro do governo federal
Desde a primeira quinzena de janeiro, o governador Eduardo Leite (PSDB) se colocou à disposição para receber os pacientes de fora.
O Ministério da Saúde pediu socorro a outros estados para acolher doentes de cidades com o sistema de saúde em colapso, como é o caso de Manaus e Porto Velho (RO);
Porto Velho e Manaus, que enviaram doentes, enfrentam situações de colapso nas redes de saúde públicas.
“A direção, a equipe médica, os funcionários e todos os prestadores de serviço estão muito orgulhosos de ter contribuído nesse grande esforço nacional”, disse o diretor executivo do HRSM, Elvis Prestes.
Santa Maria vai receber pacientes de Covid de Manaus
Outros doentes foram para Porto Alegre e Canoas
Além dos três pacientes que seguem internados no hospital em Santa Maria, os 14 que ainda não tiveram alta estão sendo tratados em hospitais de Porto Alegre e de Canoas.
Dois deles, vindos de Manaus, já têm alta confirmada, mas aguardam a disponibilidade de um avião equipado com UTI para levá-los de volta.
Governo foi informado dia 8 sobre escassez de oxigênio em Manaus
Eles irão precisar do suporte porque, apesar de já terem alta hospitalar, ainda não têm a alta clínica, ou seja, seguem o tratamento em casa.
Como há risco de intercorrência respiratória por conta da pressurização durante o voo, há necessidade de uma aeronave equipada com UTI para o transporte.
(Com reportagem de Patrícia Specht, Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual da Saúde do RS)