Apesar das medidas de fiscalização da prefeitura de Santa Maria, que resultaram em 9.448 vistorias em um período de 10 meses – de março de 2020 a janeiro de 2021 – os números de mortes por Covid-19 não param de crescer no município. Já são 229.
Nesse mesmo período, a prefeitura emitiu 745 notificações a estabelecimentos da cidade por descumprimento às regras previstas em decretos para conter a circulação do novo coronavírus.
No boletim desta segunda-feira (15), a prefeitura confirma mais três mortes associadas à contaminação pelo novo coronavírus, uma na sexta-feira (12) e outra no sábado (13).
Estado nega recurso da região de SM contra a bandeira vermelha
Em duas semanas, 29 mortes confirmadas
Santa Maria ultrapassou a marca das 200 mortes em 1º de fevereiro, quando acabou registrando 204 vítimas fatais. Em 29 de janeiro, a cidade chegou ao total de 199 vítimas fatais.
Ou seja, em duas semanas a prefeitura confirmou 29 mortes, mesmo que nem todas tenham ocorrido em fevereiro.
Já o número de contaminados desde o início da pandemia chega a 16.709, cinco deles de domingo (14) para segunda. Desse total, 15.594 conseguiram se curar, segundo as estatísticas divulgadas.
O número de novos casos caiu em relação à semana passada, principalmente na quarta-feira (10), quando Santa Maria chegou a registrar 387 diagnósticos positivos em um período de 24 horas.
Desde que o vírus começou a circular em Santa Maria, 6.565 suspeitas de contaminação foram descartadas.
Pacientes de Manaus deixarão SM nesta terça-feira
SM tem 860 casos suspeitos e 223 ativos, e a bandeira é vermelha
No boletim desta segunda, a prefeitura informa que há 860 casos suspeitos, sendo monitorados.
Em relação aos casos ativos, que são as pessoas que podem transmitir o vírus, o número desta segunda está em 223.
A região Covid de Santa Maria está na sua sexta bandeira vermelha consecutiva, o que significa que o risco de adoecer continua alto.
Secretaria de Saúde investiga variante de coronavírus na Serra
O governo estadual divulgou o mapa preliminar na sexta-feira (14) e nesta segunda rejeitou um recurso da região para passar para a bandeira laranja, de risco médio.
Como não há mais sistema de cogestão regional na região Covid Santa Maria, o governo estadual não permite adoção de medidas mais brandas da bandeira laranja.
Consequentemente, de 16 a a 23 de fevereiro, de terça desta semana à terça da próxima semana, a região estará sob as regras da bandeira vermelha.
(Com informações da prefeitura de Santa Maria e do governo do RS)