Na manhã desta quinta-feira (18), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24) iniciou a aplicação da segunda etapa da vacinação contra a Covid-19. Um dia antes, a prefeitura aplicou a segunda dose em profissionais do Centro de Referência Municipal.
A unidade, que é referência em Covid-19, recebeu 185 doses da vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Portanto, 185 profissionais serão vacinados.
As doses foram buscadas diretamente no Setor de Imunização da prefeitura de Santa Maria, pela direção da UPA na quarta-feira (17).
Os vacinadores começaram a aplicar as doses no início da manhã no auditório do Hospital Casa de Saúde.
230,7 milhões de doses serão entregues até julho
Até esta sexta, todos vacinados unidade de referência
A direção da UPA projeta que todos os profissionais da unidade sejam vacinados até o final da tarde desta sexta-feira (19).
O médico Augusto Cesar Jennings da Silva Pinheiro, 29 anos, que trabalha na UPA há três anos, foi o primeiro vacinado no processo de continuidade da vacinação.
Vacinação de idosos de 85 anos foi menos que o esperado
Porta de entrada para pacientes
A UPA tem sido uma das portas de entrada de pacientes com Covid-19 no sistema público, por isso é considerada referência.
Atualmente, a UPA dispõe de 12 leitos de observação, dois de isolamento, quatro leitos pediátricos e quatro leitos de emergência.
Seis médicos atendem por turno na unidade de Santa Maria para atender pacientes que chegam à instituição com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.
Além disso, os profissionais da UPA atendem pacientes com outras enfermidades que procuram serviços de urgência e de emergência.
11 pacientes de Manaus deixam SM após vencerem a Covid
Segunda dose no Centro de Referência
Ainda na quarta-feira, a prefeitura de Santa Maria aplicou a segunda dose da vacina nos trabalhadores da saúde que atuam no Centro de Referência Municipal.
A prefeitura começou a distribuir na semana passada as doses para instituições de saúde e para lares de idosos.
Para marcar a imunização, a enfermeira Talissa Farias Arruda e a farmacêutica Catrine de Souza Machado estiveram novamente à frente da iniciativa para receber a segunda dose e ter a carteira de vacinação preenchida.
Além delas, mais 17 trabalhadores do Centro também foram vacinados ainda na quarta-feira.
(Com informações da Tempória Comunicação Empresarial, que presta assessoria para a UPA e da prefeitura de Santa Maria)