GILSON PIBER
Jornalista
Santa Maria, conforme dados da Prefeitura, tem mais de 17 mil casos confirmados do novo coronavírus.
A faixa de casos suspeitos fica entre 900 e 1000. As mortes registradas, até a noite de domingo (21), chegavam a 238.
A ocupação de leitos nos hospitais locais, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), é crescente e preocupa os gestores.
Isso mostra que a pandemia da covid-19 não dá trégua. E a situação é semelhante na maioria dos estados brasileiros.
Os números estão aí e não são fruto de achismo. Então, o momento é de convergência entre todas as partes envolvidas para reduzir o número de casos e de mortes. Se o sistema de saúde entrar em colapso, haverá uma tragédia ainda maior.
Recorde de bandeiras pretas no RS. Estado decreta “toque de recolher” parcial
Apontar culpados, criticar modelos e desaprovar medidas restritivas não contribui em nada para melhorar a situação.
Pelo contrário, só vai gerar mais tensão e embates desnecessários diante de um cenário cada vez mais preocupante.
GILSON PIBER – Opinião: A covid-19 requer bom senso e resiliência
A luta contra o coronavírus não deve ter classe, raça e gênero. Ela deve ser travada por todos, dos mais humildes aos mais abastados. Mas, para isso, a noção de respeito e consciência precisa preponderar.
O bem coletivo depende do comportamento de cada pessoa. As normas de segurança, com o uso de máscara, limpeza das mãos e distanciamento social, precisam ser respeitadas com muita disciplina. Não há razão para aglomerações e festas neste momento. A situação é grave. O vírus mata crianças, jovens, adultos e idosos, sejam eles ricos ou pobres.
Não importa se as pessoas estão na cidade, no campo, na praia, se é verão ou se estão cansadas do isolamento causado pela pandemia. O vírus circula em todos os lugares.
GILSON PIBER – Opinião: A triste novela do Cemitério Municipal
Negar a sua existência não resolve o assunto. Não há novo normal. Vidas não são vendidas nem compradas em estabelecimentos comerciais.
Em uma live na última sexta-feira (19), o governador Eduardo Leite foi taxativo sobre o momento atual da pandemia: “Claramente, a doença ganhou velocidade e potência. Também estamos convivendo com novas variantes do vírus, o que amplia a necessidade de cuidado e também nos desafia e buscar novas respostas. Nossas decisões seguem sendo tomadas levando em conta a ciência e a conciliação entre a preservação de vidas e a manutenção de empregos. Neste momento, precisamos ter ainda mais serenidade para procurar compreender o que está acontecendo com o vírus e que tipo de reação pode ser mais eficaz”.
Gilson Piber é o mais novo colaborador do Paralelo
Por fim, as críticas sórdidas feitas a especialistas, pesquisadores e cientistas que buscam caminhos para combater a covid-19 são de uma enorme maldade, ainda mais quando vêm de pessoas cultas.
Mas ninguém é perfeito. Até as imperfeições humanas precisam de tempo para sua correção. Lapidar a pedra bruta exige determinação, disciplina e resiliência, além de uma dose de humildade e respeito ao próximo.