Em seis de operação nas ruas, entre esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26), a força-tarefa de combate à Covid-19 realizou 31 vistorias e emitiu três notificações em Santa Maria.
Como o governo estadual decretou bandeira preta, de altíssimo risco, todos os municípios do Rio Grande do Sul têm de seguir a mesma regra.
O Palácio Piratini suspendeu as atividades em geral das 20h às 5h, a partir deste sábado (27) pelo menos até as 5h do dia 2 de março.
Nas ruas, a Brigada Militar e a Polícia Civil apoiaram as ações da Fiscalização Municipal Integrada (FMI) montada pela prefeitura de Santa Maria.
Bandeira preta: O que pode funcionar em SM e no RS
Operações em três bairros da cidade
Das 19h de quinta à 1h de sexta, três equipes se dividiram para fiscalizar estabelecimentos nos bairros Camobi, Nossa Senhora do Rosário e Nonoai.
Os agentes municipais vistoriaram 12 distribuidoras, sendo que uma delas foi notificada por ter sido flagrada atendendo cliente após o horário permitido pelo decreto estadual. Essa distribuidora funciona na Rua Silva Jardin, no Rosário.
A FMI também esteve em 16 bares e restaurantes, sendo que os fiscais notificaram dois estabelecimentos que tinham clientes no seu interior após o horário permitido. Os locais: Rua dos Andradas e Avenida Borges de Medeiros.
Já na Rua João Pereira Henrique, no bairro Cerrito, a fiscalização dispersou uma aglomeração.
Bandeira preta: Governo alerta para medidas ainda mais drásticas
Prefeito diz que tem que ser rigoroso nas ações
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) disse que o Executivo municipal discutiu as ações com representantes de órgãos de Segurança Pública e deixou um aviso.

“Teremos que ser muito rigorosos na fiscalização, pois a situação está muito grave”, alertou o prefeito.
De acordo com o superintendente de Fiscalização, Marcio Abbade, a operação teve um ponto positivo, pois foi constatado que a grande maioria está obedecendo à legislação vigente.
“Notamos uma diminuição considerável de pessoas transitando nas ruas após às 20h, mesmo em noite da rodada final do Campeonato Brasileiro”, disse.
Abbade esclarece que o objetivo principal é evitar aglomerações e garantir que os estabelecimentos funcionem nos horários permitidos e cumpram as regras sanitárias estabelecidas.
Estado determina abertura de leitos emergenciais em todos os hospitais
Reincidência pode acabar na delegacia
Em caso de reincidência, explica Abbade, há uma determinação para conduzir o infrator para uma Delegacia de Pronto-Atendimento.
Em caso de reincidência, a ordem é conduzir o infrator para a Delegacia de Pronto-Atendimento. Notamos uma diminuição considerável de pessoas.
Confira aqui o decreto sobre o que pode e o que não pode funcionar e um resumo abaixo da bandeira preta.
Câmara de SM mantém sessões presenciais
BANDEIRA PRETA E CONSEQUEÊNCIAS
HORÁRIO PARA SERVIÇOS NÃO ESSENCIAIS
- Deste sábado (27) até às 5h do dia 2 de março, pelo menos, estão suspensas as atividades em geral das 20h às 5h
VALOR DAS MULTAS
- As multas por notificações variam de R$ 730 a R$ 3,5 mil, conforme a reincidência
TELEFONES PARA DENÚNCIAS
- Denúncias podem ser encaminhadas via Guarda Municipal pelo 153 ou pelos números de WhatsApp: (55) 99217-8122 e (55) 99167-4128
(Com informações da prefeitura de Santa Maria e do governo do RS)