Às 18h deste domingo (7), o Grêmio entrará em campo, no Allianz Parque, em São Paulo, em busca do seu sexto título na Copa do Brasil contra o Palmeiras. O técnico Renato Portaluppi cobrou bastante do grupo, que não pode pensar em qualquer placar que não seja a vitória.
O Grêmio sairá hexacampeão se vencer o Palmeiras por mais de um gol de diferença. Isso porque o Tricolor perdeu em casa, na semana passada, por 1 a 0, no jogo de ida.
Esse resultado no placar dá uma vantagem ao Verdão, porém os tricolores acreditam que poderão derrotar os paulistas mesmo jogando na casa palmeirense.
Grêmio e Palmeiras brigam pela Copa do Brasil
Vitória gremista por um gol de diferença leva a pênaltis
Se o Grêmio vencer por 1 a 0 ou por qualquer placar com um gol de diferença, o título será disputado nos pênaltis.
Por isso, Renato treinou muito a cobrança de penalidades no último treino, na manhã deste sábado (6).
Com contrato renovado, Renato orientou um treinamento tático com o grupo que iniciará a partida. Ele observou os atletas em atividades de bola parada e nos pênaltis.
Grêmio começa a briga pela Copa do Brasil
Renato só divulgar time uma hora antes da decisão
Por estratégia, Renato não quis adiantar quem começará jogando. Assim, o Grêmio só divulgará a escalação uma hora antes do jogo.
Antes de começar último treino para a decisão, Renato fez uma roda de conversa com os jogadores. Ele chamou os 11 atletas escolhidos para iniciar o jogo e fez um trabalho de posicionamento e passes, orientando os movimentos em campo.
O estilo “xerifão” de Renato entrou em campo e ele cobrou bastante dos jogadores repetindo jogadas específicas.
Depois dessa etapa de trabalho, todo o grupo se juntou para os dois treinos finais com bolas paradas e jogadas ofensivas e defensivas.
Grêmio perde de virada para o São Paulo e estaciona
Tricolor treinou cobrança pênaltis
Por fim, Renato Portaluppi insistiu na cobrança de pênaltis, prevendo que isso poderá ocorrer.
Com 1 a 0 contra no placar, o Grêmio pode decidir o hexacampeonato nas penalidades em caso de vitória por apenas um gol de diferença.
Para garantir o título nos 90 minutos, a equipe precisa construir placar com dois ou mais gols. Antes da partida, os jogadores ainda terão uma sessão de vídeo e uma palestra.
Palmeiras é bicampeão da Libertadores com gol no final
Verdão busca quarto título
Já o Palmeiras treinou na tarde de sábado, na Academia de Futebol. O Verdão busca o seu quarto título na Copa do Brasil.
Para isso, precisa garantir a vantagem obtida em Porto Alegre, na semana passada, com o gol de Gustavo Gómez.
Após o aquecimento e um treino recreativo em campo reduzido no gramado sintético do CT, o elenco foi dividido em grupos para atividades técnicas separadas.
De um lado, parte dos jogadores ensaiou posicionamento nas bolas paradas, cruzamentos, cabeceios e transições, entre outros aspectos.
Do outro, os jogadores praticaram finalizações e cobranças de faltas. Ou seja, nada escapou do olhar do técnico palmeirense.
Grêmio é finalista da Copa do Brasil
Gabriel Veron é a novidade
O clube paulista contará com Gabriel Veron, a principal novidade. O atacante realizou trabalhos específicos à parte nos últimos dias.
Neste sábado, Veron participou do treino recreativo e, na sequência, fez, ainda, um complemento físico.
Campeão da Libertadores e do Campeonato Paulista na temporada 2020, o Palmeiras não pretende se descuidar para não ser surpreendido, já que o Tricolor gaúcho deverá ir para cima já no início da partida.
O jogo está marcado para as 18 horas, no Allianz Parque e terá transmissão da Grêmio Rádio Umbro a partir das 17h.
Todos os passos da delegação estão disponíveis à torcida nas mídias oficiais do Grêmio, no Twitter, Facebook e Instagram.
(Com informações das assessorias do Grêmio e do Palmeiras).