A prefeitura de Santa Maria confirmou, no boletim da noite desta segunda-feira (8), mais seis mortes em decorrência do novo coronavírus no município. Assim, o registro chega a 276 mortes de moradores da cidade.
Por outro lado, o número de santa-marienses que já se infectaram se aproxima dos 20 mil. São 19.955 casos, conforme a prefeitura.
Desse total, 16.106 são considerados curados. No entanto, Santa Maria tem 1.262 casos ativos, que são pessoas capazes de transmitir o vírus.
Autoridades flagram festas clandestinas no RS e em SM
No boletim desta segunda chama a atenção o fato de que duas vítimas fatais não eram idosas, população mais afetada na primeira onda da pandemia.
Uma das vítimas é um homem de 48 anos, enquanto que a outra é uma mulher de 59 anos. Ambos tinham registro de doenças preexistentes.
Brasil tem 1.086 mortes por Covid em 24 h
Primeiro óbito foi em maio de 2020
As mortes por Covid-19 em Santa Maria são contabilizadas desde 14 de maio do ano passado, quando a primeira vítima do vírus morreu na cidade.
Ainda no boletim desta segunda, a prefeitura informa que há 1.073 casos suspeitos em Santa Maria, enquanto que, desde o início da pandemia, já foram descartados 6.620 casos suspeitos.
Santa Maria, assim como todo o Rio Grande do Sul, está sob bandeira preta, de altíssimo risco, até 21 de março, conforme decretou o governo estadual.
Multa de até R$ 4 mil por máscara não se aplica a SM
AS VÍTIMAS
- Homem, 70 anos, com registro de doença cardiovascular crônica. Em 2 de março, deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo já tendo o diagnóstico positivo para a Covid-19. Em 4 de março, o paciente deu entrada na UTI. O óbito aconteceu em 5 de março.
- Mulher, 59 anos, com registro de fibromialgia. Em 7 de fevereiro, deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo já tendo o diagnóstico positivo para a Covid-19. Em 13 de fevereiro, a paciente foi transferida para a UTI. O óbito aconteceu em 7 de março.
Com restrições, crescem as fake news
- Homem, 63 anos, com registro de doença cardiovascular crônica, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica e obesidade. Em 27 de fevereiro, deu entrada no Hospital Regional. Em 1º de março, foi transferido para a UTI. No dia seguinte, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. O óbito aconteceu em 6 de março.
RS cobra no STF que União volte a bancar UTIs Covid
- Homem, 48 anos, com registro de doença cardiovascular crônica e diabetes. Em 31 de janeiro, deu entrada no Hospital Regional. No dia seguinte, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. Na mesma data, o paciente foi transferido para a UTI. O óbito aconteceu em 6 de março.
- Mulher, 87 anos, com registro de diabetes. Em 1º de março, deu entrada no Hospital Regional já tendo o diagnóstico positivo para a Covid-19. O óbito aconteceu em 7 de março.
RS segue em bandeira preta por mais duas semanas
- Homem, 73 anos, com registro de doença cardiovascular crônica. Em 5 de janeiro, deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. No mesmo dia, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. Em 25 de janeiro, o paciente foi transferido para a UTI, de onde saiu e foi para leito clínico por duas vezes. O óbito aconteceu em 7 de março.
(Com informações da prefeitura de Santa Maria)