Paralelo 29

Em vídeo, vereador que é médico contesta colega sobre vacinação

Para vereador que é médico, vacinação é a única alternativa contra a pandemia e suas consequencias/Foto: Ariéli Ziegler, SC

Em um vídeo, o vereador Werner Rempel (PC do B) contesta fala de um colega sobre falta de vacinas e critica a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por não agilizar a aprovação de imunizantes no Brasil.

“Não existe alternativa nem para conter a pandemia nem para retomar a economia que não seja a vacina. O Brasil tem condições de fabricar a vacina, mas temos uma Anvisa atravancando. Que o governo federal pare de incomodar o país e libere vacinas”, diz Rempel.

O vereador, que também é médico, lembrou que o Banco Mundial divulgou uma nota alertando para a grave situação da pandemia no Brasil.

Citou, ainda, o exemplo dos Estados Unidos, que aposta na vacinação conjuntamente com medidas econômicas para enfrentar a pandemia.

Covid transforma Câmara de SM em fábrica de leis

Autor de Kid Covid diz que não há vacinas a curto prazo

O pronunciamento se refere a uma fala do vereador Tubias Calil (MDB), na sessão de terça-feira (9), em que o autor do projeto de lei do Kit Covid afirmou que não há vacinas no momento.

“Hoje não existe quem não queira comprar vacina, só que nós não vamos ter todas as vacinas possíveis. Não enxergo, no horizonte, a compra de vacina como as pessoas estão entendendo”, disse Tubias.

Tubias Calil, autor do projeto do Kit Covid, diz que não vê compra de vacinas no horizonte/Foto: Alysson Marafiga, AICVSM

Ele insistiu no tratamento precoce, com a distribuição de drogas como cloroquina e ivermectnia, entre outras, que compõem o chamado Kit Covid.

UFSM e mais 10 instituições defendem vacina e restrições

Cloroquina continua no foco do debate local

Mesmo que mais de 260 médicos de Santa Maria tenham assinado manifesto pelo tratamento precoce, o assunto ainda gera polêmica.

Boa parte da comunidade científica internacional afirma que essas drogas não têm eficácia contra a Covid-19.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS), com base em estudos científicos, afirma que esse coquetel não funciona.

Por isso, entidades e especialistas afirmam que distanciamento social, uso correto de máscara e higienização constante com álcool gel são as medidas preventivas mais eficazes enquanto a vacina não chega a todos.

O projeto do Kit Covid está tramitando em regime de urgência na Câmara de Santa Maria e poderá entrar em votação na próxima semana.

A prefeitura de Santa Maria disse que já distribui esses medicamentos em unidades de saúde do município mediante receita médica.

Com restrições, crescem as fake news

“Até na vacina nós acabamos ideologizando”, diz emedebista

Por conta da polêmica que envolve esse tipo de tratamento, a Câmara de Santa Maria entrou no debate ideológico que envolve cloroquina e afins.

Confira, abaixo, o vídeo com a íntegra da sessão virtual da última terça-feira (9), quando foram feitos pronunciamentos sobre a pandemia.

Tubias afirmou que as disputas políticas e ideológicas sobre a pandemia atrapalham a negociação de vacinas contra o novo coronavírus.

“Até na vacina nós acabamos tendo a ideologia política, que vem atrapalhando tudo. A vacina da China, a direita não quer. A vacina da…(inaudível), a esquerda não quer”, disse Tubias.

Contrário às medidas restritivas para conter a Covid-19, o vereador acredita que, com o tratamento precoce, será possível evitar o fechamento do comércio e de outras atividades. E assim também ideologiza a pandemia.

PARALELAS: Com vereadores mais ideológicos, o debate incendeia na Câmara

Projeto da prefeitura tem falhas, aponta vereador

O autor do Kit Covid também criticou o projeto de lei da prefeitura que autoriza Santa Maria a adquirir vacinas contra a Covid-19.

O problema, segundo o emedebista, é que, “em momento nenhum, o projeto fala em comprar vacinas”, argumentou o vereador, alertando os colegas para essa falha.

A prefeitura já encaminhou à Câmara projeto de lei autorizando o Município de Santa Maria a adquirir vacinas contra a Covid-19 em caso de doses insuficientes ou de o governo federal não enviar imunizantes.

Em outra frente, a prefeitura de Santa Maria aderiu a um consórcio nacional de prefeitos para a compra vacinas contra a Covid-19.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn