Paralelo 29

Giro em SM: pandemia, Kit Covid, ESA e novidades políticas

O mês de março, a exemplo do Brasil e do Estado, em Santa Maria foi marcado pela letalidade da pandemia. A cidade chegou a 400 mortes.

No mês também foi aprovada pela Câmara de Vereadores a compra de vacinas pelo município e a distribuição dos medicamentos para o tratamento precoce contra a Covid.

Giro pelo Brasil: Pandemia, parcialidade de Moro e trocas de ministros

Março teve, ainda, movimentação na política. Um ex-candidato a prefeito deixou o partido, e um vereador de primeiro mandato anunciou que pretende concorrer a deputado estadual.

Se você perdeu alguma das notícias de março na cidade, a coluna faz um resumo, especialmente aos leitores do portal:

Santa Maria atinge 400 mortes por Covid

Março foi o mês mais letal da pandemia em Santa Maria.  A cidade atingiu a triste marca de 400 mortes.

Só em março, foram registrados 146 óbitos, cinco a menos que todo o número contabilizado no ano passado.

Também foi no mês de março que a cidade bateu o recorde de mortes em 24 horas. Sem falar nos hospitais superlotados e a falta de leitos de UTI para atender a demanda.

UPA de Santa Maria está com lotação de 100%

Por outro lado, a vacina contra Covid avança entre os grupos de risco à medida que novas doses são enviadas pelo Ministério da Saúde.  

Pacote de socorro a empresas

O governo Jorge Pozzobom (PSDB) apresentou, em março, um pacote de medidas para amenizar o impacto da pandemia às microempresas. Uma das delas é a prorrogação do prazo para pagamento de impostos.

Está, ainda, contemplado no conjunto de ações o socorro de R$ 3 milhões a microempreendedores com juro zero, que será todo subsidiado pelo Executivo, e a prorrogação dos prazos de alvarás e licenças e do pagamento de IPTU e ISS.  

Prefeitura de SM anuncia socorro a empresas

Também suspende por dois meses o cadastramento de devedores da prefeitura no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e por quatro meses a exigência de certidão atualizada para transferência de bens imóveis.

Já para pós-pandemia, estão previstas outras medidas. O SM Empreendedora é uma delas e vai proporcionar consultoria empresarial para os pequenos empreendimentos.

Giro pelo RS: a fase mais aguda da pandemia e outros temas

A organização da cadeia produtiva e uma lei de incentivo ao fomento de negócios atuais e novos também estão entre as iniciativas. Algumas das medidas terão de ter o aval da Câmara de Vereadores.

Comitiva do Exército visita SM, candidata a receber a ESA

Coordenador-executivo do Núcleo de Trabalho da Nova Escola de Sargentos das Armas (ESA), o general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior esteve em Santa Maria, no final do mês de março, verificando a estrutura da cidade, que é candidata a receber a ESA.

Essa é uma das maquetes da nova ESA / Foto: prefeitura de Santa Maria, Divulgação

Em caso de Santa Maria ser escolhida, a construção da escola seria erguida no Campo de Instrução de Santa Maria (Cism), localizado no bairro Boi Morto, região que concentra várias unidades militares.

A instalação da ESA no Coração do Rio Grande pode significar R$ 1,2 bilhão em investimentos.

Santa Maria concorre com Ponta Grossa, Paraná, e com Recife, Pernambuco. O anúncio da cidade vencedora para instalar a ESA deve ocorrer em maio.

Sob muita polêmica, Kit Covid é aprovado

A Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou, em março, o projeto que prevê a disponibilização gratuita pelo município dos medicamentos para o tratamento precoce contra a Covid, que inclui a cloroquina e a ivermectina, conhecido como Kit Covid.

sessão da Câmara
Em sessão virtual, vereadores de Santa Maria discutiram e votaram proposta do Kit Covid / Foto: Reprodução, TV Câmara

Embora os médicos tenham autonomia para receitar a seus pacientes, o tratamento precoce não tem comprovação científica da sua eficácia.

O autor do projeto é do vereador Tubias Calil (MDB) e o placar foi 14 votos favoráveis e seis contrários.

Kit incluído em acordo

Já os projetos do Executivo que autorizam o município e comprar vacinas e aderir ao consórcio de municípios brasileiros para adquirir imunizantes tiveram o aval dos 21 parlamentares.

Todas as propostas, junto com Kit Covid, foram votadas em sessão extraordinária na madrugada de 19 de março.

Covid transforma Câmara de SM em fábrica de leis

Nos bastidores, ocorreu um acordo para incluir o Kit Covid na ordem do dia para que os vereadores analisassem os projetos de vacinação que precisavam ser votados devido ao prazo.

Câmara de SM aprova Kit Covid por 14 a 6

Afinal, nada interessava mais que vacinas para a população, embora a prefeitura só irá comprar os imunizantes se o Ministério da Saúde não enviar doses suficientes para Estados e municípios, o que poderá acontecer pela falta de planejamento do governo federal. 

PSDB e PT do mesmo lado

Na votação do projeto que prevê a disponibilização do Kit Covid, parte do PSDB e toda a bancada do PT ficaram do mesmo lado. Parlamentares votaram contra a proposta de Tubias Calil, que acabou aprovada.

11 temas polêmicos na visão dos três deputados de SM

Votaram contra: Admar Pozzobom, Givago Bitencourt Ribeiro, ambos do PSDB; Werner Rempel, do PCdoB; e Helen Cabral, Ricardo Blattes e Marina Callegaro, do PT.

Curiosidades sobre a votação

Na votação do Kit Covid, a base do governo Jorge Pozzobom (PSDB) não votou unida.

O terceiro vereador bancada do PSDB, Juliano Soares, Juba, votou a favor, como o líder do Executivo na Câmara, Alexandre Vargas (Republicanos).

Igualmente, votaram favoravelmente Manoel Badke (DEM), Maneco, e Delegado Getúlio (Republicanos).

Grupo de médicos divulga manifesto a favor do tratamento precoce

Um grupo de 267 médicos de Santa Maria, entre eles infectologistas reconhecidos, assinaram um manifesto defendendo o tratamento precoce contra a Covid-19.

O documento foi dirigido à comunidade, a outros médicos, a veículos de comunicação social, à Câmara de Vereadores, ao Judiciário, à prefeitura e aos Conselhos Regionais de Medicina e Conselho Federal de Medicina.

Médicos defendem tratamento precoce, e vereador quer Kit Covid

“Somos um grupo de médicos de Santa Maria-RS que tem se dedicado a estudar e analisar as melhores práticas e evidências científicas disponíveis na ciência a respeito da pandemia causada pelo vírus SARS-COV2”, dizia um trecho do manifesto.

Ex-candidato a prefeito troca de partido

Candidato a prefeito pelo Republicanos nas eleições de 2020, o pastor evangélico Jader Maretoli deixou o partido ligado à Igreja Universal, alegando discordância com decisões da sigla em nível municipal.

Jader Maretoli
Candidato Jader Maretoli em campanha à prefeitura de Santa Maria, em 2020, na periferia da cidade/Foto:Divulgação

O Republicanos decidiu fazer parte da base do governo Pozzobom (PSDB), inclusive o vereador Alexandre Vargas, que também é presidente do partido em Santa Maria, é o líder do Executivo no Legislativo. Alexandre apoiou Pozzobom no segundo turno, e Jader, Sergio Cechin (Progressistas).

Jader também foi do PTB e do Solidariedade, partido pelo qual concorreu a prefeito em 2016. O pastor anunciará sua nova sigla nesta quarta-feira (7).

Paulo Ricardo de olho em 2022

Muitos vereadores da atual legislatura devem se lançar a deputado nas eleições de 2022. Mas ainda não definiram ou não anunciaram.

Já o comunicador e vereador de primeiro mandato Paulo Ricardo Pedroso (PSB) largou na frente nesse sentido.

Vereador Paulo Ricardo anunciou que pretende concorrer a deputado estadual em 2022 / Foto: Câmara de Vereadores, divulgação

Anunciou, depois de consultar suas bases, que concorrerá a deputado estadual no ano que vem.

Com a decisão, sinaliza para uma disputa interna dentro do PSB, já que o presidente da sigla municipal, ex-secretário Fabiano Pereira, também deverá concorrer.   

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn