Paralelo 29

Pozzobom opta por solução caseira na troca de secretários

Novos secretários do governo Pozzobom/Arte sobre foto: Gibran Carrazoni, SC, PMSM SC,PMSM,Divulgação

O governo Jorge Pozzobom (PSDB) optou por soluções caseiras na troca dos secretários. Na sexta-feira (23), a prefeitura anunciou as mudanças, a partir da reforma administrativa, que parte terá de ser aprovada pela Câmara de Vereadores.

Havia uma expectativa de que nas alterações para a segunda gestão houvesse o anúncio de nomes novos e de impacto para oxigenar a administração municipal.

Contudo, a oxigenação ficará centrada no vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSL), empresário que vem da iniciativa privada e coordenou a reforma.

Dos nomes anunciados, praticamente todos têm familiaridade com a prefeitura.

Com exceção do vereador Juliano Soares (PSDB), Juba, que vem do Legislativo, o restante dos nomes já estava na prefeitura. Só foram remanejados.

Entretanto, Juba não é desconhecido da administração. Como parlamentar da base do Executivo, o tucano exerceu, na prática, a liderança do governo e chegou a ser cogitado, em alguns momentos, para assumir o papel de porta-voz da administração.

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Vereador abre vaga para suplente

Além disso, a escolha de Juba para comandar a Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária, que era comandada por Marcelo Portella, é mais uma questão estratégica para abrir vaga na Camara para a 1ª suplente, a pastora Lorena dos Santos (PSDB).

Vereador Juba, do PSDB, assume a Secretaria de Habitação e abre vaga para suplente no Legislativo / Foto: Câmara de Vereadores, divulgação

Ela chegou a assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social na primeira gestão de Pozzobom, e teve atuação discreta na pasta.

O governo tucano mexe na bancada para acomodar suplente, a exemplo do que fizeram os governos Valdeci Oliveira (PT) e Cezar Schirmer (MDB).

Inicialmente, o vereador estreante Givago Ribeiro (PSDB) seria o nome para ir para o Executivo e comandar a Secretaria de Esporte, mas preferiu ficar no Legislativo.

Então, coube ao vereador Juba, que está no segundo mandato, ir para prefeitura.

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Grande aposta do governo

O restante dos nomes anunciados para a segunda gestão já estava na prefeitura e somente foi remanejado para outras funções.

Empresário Ewerton Falk deixa a pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo para assumir a secretaria extraordinária que vai cuidar de licenciamentos e dar mais agilidade à máquina pública no segundo mandato/Foto: Gibran Carrazzoni, SC, PMSM

O secretario de Desenvolvimento Economico e Turismo, Ewerton Falk (Democratas), foi escalado para comandar a pasta extraordinária, que é a grande aposta deste segundo governo: Licenciamento e Desburocratização.

A nova secretaria tem a missão de agilizar licenciamentos de obras e alvarás de empreendimentos, impulsionando o desenvolvimento economico da cidade.

Isso porque essas questões deixaram a desejar no primeiro governo com muitos entraves.

Já para o lugar de Falk na Secretaria de Desenvolvimento Economico e Turismo, a escolha foi a adjunta da pasta, a jornalista Ticiana Fontana, que já dividia grande parte das tarefas com o titular.

Portanto, conhece bem o funcionamento da secretaria.

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Economia criativa

Para outra pasta extraordinária que a segunda gestão de Pozzobom quer dar uma prioridade, a de Inovação e Tecnologia da Informação, o indicado foi o presidente do Parque Tecnológico de Santa Maria, Tiago Sanchotene.

Presidente do Parque Tecnológico, Tiago Sanchotene é o escolhido para comandar a pasta extraordinária de Inovação e Tecnologia da Informação/Foto: Gibran Carrazzoni, SC, PMSM

Ele também já faz parte da administração municipal, uma vez que é vice-presidente do Instituto de Planejamento (Iplan).

A secretaria terá o foco na economia criativa e no empreendedorismo, além de uma cidade digital.

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Principal nome na Procuradoria Jurídica

Principal nome da primeira administração de Pozzobom, o ex-chefe da Casa Civil, o advogado Guilherme Cortez (PSDB) assumirá a Procuradoria-Geral do município.

Com a extinção da Casa Civil, suas funções foram distribuídas entre outras secretarias.

Guilhrme Cortez
Chefe da Casa Civil e homem forte na primeira gestão de Pozzobom, Guilherme Cortez assume a Procuradoria-Geral do município / Foto: Reprodução facebook

Embora Cortez não tenha atuado na área jurídica, ele acompanhava de perto esse tipo de questão enquanto chefe da Casa Civil.

Agora, neste segundo governo, ele terá peso político e ainda técnico nas decisões da administração.

Na Procuradoria, Cortez continuará sendo braço direito de Pozzobom e nome com muita influência no Centro Administrativo.

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Comunicação vira pasta

Outro nome próximo ao prefeito Pozzobom foi escolhido para comandar a novata Secretaria de Comunicação, que era superintendencia, até então.

O jornalista Ramiro Guimarães assume a pasta. Como assessor superior do prefeito, ele já tinha status de secretário.

Ramiro trabalha com Pozzobom desde a eleição municipal de 2012 e, é um nome que também participa das decisões do núcleo ao redor do prefeito.

A secretaria que cuida do dinheiro da prefeitura também teve mudanças. O economista Mateus Frozza deixou o cargo.

Em seu lugar, também assumirá a adjunta: Michele Antonello, que já conhece bem o funcionamento da pasta.

Servidora de carreira, ela é formada em administração e já atuou como chefe de Gabinete da Casa Civil.

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Chefes de Gabinete do prefeito e vice-prefeito

O chefe de Gabinete do prefeito Pozzobom é Alexandre Lima, ex-presidente municipal do PSDB e que está na prefeitura desde a primeira gestão tucana.

Atualmente, era chefe do Gabinete da Governança, extinto com a reforma administrativa.

Já o chefe de Gabinete do vice-prefeito Rodrigo Decimo será o professor de Filosofia Alvaro Barreto Lisboa.

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Substituição e troca de nome

A Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana foi substituída pela pasta de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, e continua com o mesmo titular: o engenheiro José Antonio de Azevedo Gomes.

Já a Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa só trocou de nome. Agora, é de Administração e Gestão de Pessoas e segue sob o comando de Marco Mascarenhas (Democratas).

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Cultura e Esporte desmembrados

No final de 2020, a prefeitura enviou para a Camara projeto criando as secretarias de Esporte e Lazer e da Cultura.

Ao mesmo tempo efetivou no quadro da prefeitura a pasta de Habitação e Regularização Fundiária, que, até então, era extraordinária e instituída por decreto.

Antes da aprovação da mudança pelo Legislativo, havia somente a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Com o desmembramento, a Cultura continuou com a produtora cultural Rose Carneiro, e na de Esporte, assumiu o canoísta Gilvan Ribeiro.

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Preferência por nomes que já conhecem a máquina

Ao optar por remanejamentos internos nas trocas, o governo Pozzobom preferiu a segurança do que a ousadia.

Talvez, devido ao fato de a segunda gestão ser mais cobrada por resultados mais imediatos e a população não ter mais paciencia, além de a burocracia não servir mais como desculpa, o Executivo apostou em nomes que já conhecem o funcionamento da máquina.

Nomes novos e de fora da prefeitura precisariam de um tempo para se ambientar à administração municipal.

A palavra do vice-prefeito sinaliza que a ideia com a reforma administrativa é dar celeridade e agilidade na resposta ao cidadão.

“Como prefeitura, temos que fazer entregas para quem nos demanda, isto é, a população, seja por meio de informações, licenças ou diretrizes. Precisamos fazer isso em tempo adequado e com confiabilidade”, afirmou Decimo, no dia do anúncio das mudanças no secretariado.

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Aval do Legislativo

As secretarias extraordinárias são instituídas por decreto e não precisam passar pelo Legislativo.

Apenas a extinção de órgãos, novas atribuições e ajustes têm de passar pela análise dos vereadores.

A EQUIPE COM AS 22 PASTAS E ÓRGÃOS

Confira como ficou a equipe que começa a segunda gestão de Jorge Pozzobom, a partir das alterações.

Ao total, são 22 pastas, já que alguns órgãos tem status de secretaria como Gabinete do prefeito e do vice

CHEFE DO GABINETE DO PREFEITO

  • Alexandre Lima
  • 49 anos
  • Formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pós-graduação em Auditoria Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), já tendo atuado como controlador-geral do Município

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CHEFE DE GABINETE DO VICE-PREFEITO

  • Alvaro Barreto Lisboa 
  •  54 anos
  •  Professor de Filosofia formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com experiência de mais de 30 anos nas áreas de Sociologia, Ética e Relações Humanas

PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO

  • Guilherme Cortez
  • 28 anos
  • Advogado, formado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) e especialista em Direito Administrativo pela PUC-Minas. Já atuou como secretário de Gestão e Modernização Administrativa, chefe da Casa Civil e secretário de Finanças

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CONTROLADORA E AUDITORA-GERAL DO MUNICÍPIO

  • Carolina Lisowski 
  • 34 anos
  • Formada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Direito pela Universidade Franciscana (UFN), além de possuir mestrado e doutorado na área de Linguística. É professora de Direito Público e coordenadora do curso de Direito da Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas). Desde 2013, atua na prefeitura de Santa Maria 

SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO

  • Ramiro Eisinger Guimarães
  • 39 anos
  • Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização em Comunicação Midiática. Tem mais de 15 anos de experiência profissional com atuação em áreas como jornalismo impresso, radiojornalismo, assessoria de imprensa, comunicação corporativa e marketing político. Atua na prefeitura desde 2017, nas funções de superintendente de Comunicação e de assessor superior
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SECRETÁRIA DE FINANÇAS

  • Michele Antonello
  • 41 anos
  •  Formada em Administração pela Universidade Franciscana (UFN), é servidora de carreira do município há cerca de 15 anos e, também, já atuou como chefe de Gabinete da Casa Civil e secretária adjunta de Finanças

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS

  • Marco Mascarenhas
  • 38 anos
  • Advogado, formado em Direito pela Universidade Franciscana (UFN), com pós-graduação em Administração de Empresas e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de já ter atuado como procurador jurídico da Câmara de Vereadores de Santa Maria e como subchefe da Casa Civil da prefeitura de Santa Maria
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SECRETÁRIO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

  • Tiago Sanchotene
  •  32 anos
  •  Empresário na área de tecnologia, presidente do Parque Tecnológico de Santa Maria e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, investidor de startups e mentor de novos negócios. Já atuou como assessor técnico na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado e foi diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs). Era o atual vice-presidente do Instituto de Planejamento (Iplan)

SECRETÁRIO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

  • José Antonio de Azevedo Gomes
  • 57 anos
  • Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, com especializações em Recursos Hídricos e Mecânica dos Solos. Atuou como secretário executivo do Consócio Águas da Serra, foi vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Central, entre outras funções públicas 

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PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PLANEJAMENTO DE SANTA MARIA 

  • Daniel Pereyron
  • 42 anos
  • Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado em Engenharia Civil na área de Conforto Ambiental, doutorando em Geografia e professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN)

SECRETÁRIO DE LICENCIAMENTO E DESBUROCRATIZAÇÃO

  • Ewerton Falk
  • 52 anos
  • Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com MBA em Gestão Empresarial e mestrado em Políticas Sociais e Direitos Humanos. Também é empresário e vinha atuando como secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura de Santa Maria nos últimos quatro anos
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SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E TURISMO

  • Ticiana Fontana 
  •  44 anos
  • Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com curso de Gestão de Pessoas pela FGV, além de ser empresária na área da comunicação. Também atuou como editora de Economia e Política do jornal Diário de Santa Maria, entre 2012 e 2017, e secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURAL

  • Rodrigo Menna Barreto
  •  55 anos
  • Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi presidente da Associação Rural de Santa Maria e coordenador do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria. Assumiu o comando da pasta pela primeira vez em 2009

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SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS

  • Wagner da Rosa
  •  38 anos
  • Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Metodista Centenário (Fames). Tem experiência nas áreas da construção civil, da saúde e de transportes coletivos. É presidente do Conselho do Fundo Pró-Saneamento do Município, membro do Conselho Municipal de Transporte Público no Município e do Conselho Fumcip do Município

SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE

  • Guilherme Lul da Rocha
  • 36 anos
  • Formado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuou com prestação de serviços para empresas privadas e órgãos públicos em trabalhos ligados à topografia, georreferenciamento, projetos ambientais e processos judiciais

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SECRETÁRIO DE MOBILIDADE URBANA

  • Orion Ponsi 
  • 53 anos
  •  Formando em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana pela Uninter, além de ter concluído o curso em Gerenciamento de Transporte Público pelo Ministério dos Transportes. Foi 1° tenente da Brigada Militar e esteve no Comando da Polícia Rodoviária Estadual da Região Centro/Fronteira. Atuou na Municipalização de Trânsito em Santa Maria e em outros municípios

SECRETÁRIA DE CULTURA

  • Rose Carneiro
  •  49 anos
  •  Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pós-graduação em Marketing e Recursos Humanos. Produtora com mais de 20 anos de experiência na área de planejamento e produção cultural

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

  • João Chaves
  • 47 anos
  • Formado em Gestão Pública pela Uninter e em Teologia pelo Instituto Bíblico da Assembleia de Deus no Amazonas (IBADAM). Foi vereador de Santa Maria por dois mandatos. Atuou como secretário municipal de Desenvolvimento Social em 2017. Em 2019, voltou à titularidade da pasta. É acadêmico de Direito da Faculdade Palotina (Fapas)

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SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

  • Lúcia Madruga
  •  57 anos
  • Formada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (atual UFN). Tem mestrado em Engenharia da Produção e doutorado em Agronegócios. Professora aposentada da UFSM, foi coordenadora do Curso de Administração e pró-reitora adjunta de Planejamento

SECRETÁRIO DE ESPORTE E LAZER

  • Gilvan Ribeiro 
  •  31 anos
  •  Formado em Jornalismo pela Universidade Franciscana (UFN) e graduando em Psicologia pela UFSM, é cofundador da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena), com projeto esportivo, social e ambiental no Bairro Campestre há 10 anos. Canoísta, foi atleta olímpico nos Jogos do Rio 2016 e medalhista no Pan-Americano de Guadalajara, em 2011, e de Toronto, em 2015

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SECRETÁRIO DE HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

  • Juliano Soares da Silva 
  • 43 anos
  • Advogado, formado em Direito pela Unicruz, com mais de 20 anos de experiência profissional na área. Vereador com passagens pela diretoria legislativa da Câmara Municipal e, também, já atuou como delegado regional da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social

SECRETÁRIO DE SAÚDE

  • Guilherme Ribas Smidt 
  • 34 anos
  • Profissional de Educação Física formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização em Saúde Pública pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde – Atenção Básica/Estratégia da Saúde da Família. Entre outras funções, já foi chefe de gabinete e secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde

(Com informações da prefeitura de Santa Maria)

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