O primeiro lote de 1 milhão de doses de vacina da Pfizer chegou nesta quinta-feira (29) ao Brasil, via aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 19h30min. Segundo o Ministério da Saúde (MS), as doses deverão ser usadas prioritariamente nas capitais em razão das condições específicas de armazenamento, que precisa ocorrer em temperaturas muito baixas.
Divulgado calendário de aulas presenciais nas escolas estaduais
De acordo com o MS, os Estados receberão as doses de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC. A conservação, nessa faixa de temperatura, pode ser feita apenas durante 14 dias. Se mantidas em temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, da rede frio dos estados, o prazo para aplicação das doses diminuiu para cinco dias.
Pozzobom opta por solução caseira na troca de secretários
As doses serão distribuídas aos 26 Estados e ao Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que exige temperaturas muito baixas.
Rio Grande do Sul
Em acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a vacina da Pfizer no Rio Grande do Sul só será aplicada em Porto Alegre.