O Rio Grande do Sul continuará em bandeira vermelha (risco alto para Covid-19) por mais uma semana, até o dia 13 de maio. O novo modelo de distanciamento controlado entrará em vigor no dia 15.
O governo estadual anunciou a prorrogação do modelo transitório na manhã desta quinta-feira (6), após reunião do Gabinete de Crise.
De acordo com o Palácio Piratini, a prorrogação tem como objetivo “ampliar o diálogo sobre o novo sistema”.
COMO FICA O PERÍODO DE TRANSIÇÃO
• 6 de maio – Decreto prorroga atual modelo de Distanciamento Controlado até 14 de maio
• 7 e 8 de maio – Debate com segmentos da sociedade
• 11 de maio – Prazo final para envio de sugestões para o novo sistema
• A partir de 13 de maio – Anúncio do novo sistema
• 15 de maio – Novo sistema entra em vigor
SM ultrapassa 570 mortes por Covid, 15 ocorreram neste mês
Adiamento é para debater melhor com a sociedade, diz governo
Inicialmente, a ideia era que a nova ferramenta de gestão da crise sanitária em estudo entrasse em vigor no dia 10 de maio, data em que o atual modelo completa um ano.
No entanto, o governador Eduardo Leite (PSDB), secretários e integrantes do Gabinete de Crise decidiram adiar “para que o diálogo com a sociedade possa ser ampliado antes de consolidar o novo sistema de distanciamento”.
O governo agendou reunião virtual com deputados e prefeitos para sexta-feira (7) e outros dois encontros no sábado (8), um com especialistas em saúde e outro com empresários.
O objetivo é apresentar a proposta do sistema de alertas que substituirá o modelo de bandeiras e ouvir as sugestões dos diversos segmentos.
Bolsonaro cogita decreto de livre circulação de pessoas na pandemia
Sugestões devem ser encaminhadas até terça-feira
Haverá um prazo até terça-feira (11) para que as sugestões sejam encaminhadas ao Gabinete de Crise.
Depois disso, o Gabinete apresentará o novo sistema na quinta-feira da próxima semana para que as novas regras passem a valer a partir da 0h de sábado, 15 de maio.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) seguirá divulgando diariamente o boletim de hospitalizados elaborado pelo Comitê de Dados.
Da mesma forma, seguirá informando diariamente os casos no RS, no Brasil e em países selecionados. Todos os levantamentos estão disponíveis no site do Comitê de Dados.