Paralelo 29

Sem vacina, professores municipais de SM cogitam greve

Com a previsão de retorno às aulas presenciais sem vacinação contra a Covid-19, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) decidiu se mobilizar. A entidade não descarta greve.

Uma assembleia nesta segunda-feira (10) deverá definir como será essa mobilização. O encontro, que será virtual por causa da pandemia, está previsto para as 17h30min.

Em uma primeira assembleia, realizada na última quinta-feira (6), o Sinprosm decidiu que aguardaria a prefeitura se manifestar oficialmente.

Prefeitura pede informações

Na manhã de sexta-feira (7), a Secretaria Municipal de Educação enviou comunicado às direções das escolas para organização do calendário para o retorno das atividades presenciais.

Nesse documento, a Secretaria de Educação pede que as direções informem a situação das escolas para se adaptarem aos protocolos sanitários.

Diretores e diretoras também devem informar à prefeitura de Santa Maria o que falta nas escolas, como álcool em geral e produtos para higienização, por exemplo, para que o material possa ser comprado.

Em princípio, as aulas seriam retomadas depois do feriado do dia 17, segunda-feira que vem, aniversário de 163 anos de Santa Maria.

Juíza nega pedido para suspender aulas presenciais

Pais devem autorizar retorno

No entanto, para o retorno, os pais e responsáveis devem preencher um formulário autorizando que seus filhos participem de aulas presenciais. Esse  formulário está no site da prefeitura.

CAIC Luizinho De Grandi/Foto: Reprodução Facebook

No formulário, os pais ou responsáveis deverão declarar se preferem modelo de ensino remoto (sem atividades presenciais) ou híbrido (aulas remotas escalonadas com presenciais). 

Até sexta-feira (7), segundo a prefeitura, pais e responsáveis haviam enviado 13,4 mil formulários preenchidos.

Contudo, a Secretaria de Educação lembra que a rede municipal de ensino em Santa Maria tem cerca de 20 mil alunos.

Autorização ajudará planejamento

Diante disso, a prefeitura está pedindo que os pais que ainda não responderam o formulário  que encaminhem o documento o quanto antes.

Será por meio dessas informações que a prefeitura poderá planejar a reabertura das escolas de acordo com o número de estudantes que optarão por uma das modalidades.

Depois de preencher o formulário, pais e responsáveis devem contatar com a escola em que o estudante está matriculado, para finalizar o processo.

Cpers irá à Justiça contra mudança nas regras das bandeiras no RS

Assim que essa parte for concluída, as direções irão combinar a coleta de assinaturas em um documento que ficará no arquivo de cada escola.

Rede municipal de ensino de Santa Maria tem 80 escolas, entre elas a Dom Luiz Victor Sartori/Foto: Reprodução, Facebook

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, reforça que o preenchimento do formulário dá condições às escolas e também aos pais responsáveis de preparação para as atividades letivas, uma vez que o retorno presencial é facultativo e depende da decisão de cada família.

“É a partir desses documentos que o Plano de Ação Pedagógica vai ser colocado em prática em consonância com o Plano de Contingência”, explica a secretária de Educação.

Divulgado calendário de aulas presenciais nas escolas estaduais

SM tem 80 escolas municipais

Conforme o site da prefeitura, Santa Maria tem 80 escolas municipais, que compreendem ensino infantil e ensino fundamental.

No total, a rede municipal tinha 19.338 estudantes matriculados em 2020 e 1.558 professores.

(Com informações do Sinprosm e da prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn