Mesmo com a pandemia em números altos em Santa Maria, há pessoas que continuam se aglomerando. É o que a fiscalização municipal verificou na noite de sábado (15) e na madrugada de domingo (16). Em um dos pontos de aglomeração, havia cerca de 30 pessoas reunidas.
Conforme a prefeitura, os agentes realizaram 25 vistorias que resultaram em flagrantes de aglomeração e de consumo de bebida alcoólica em vias públicas.
Durante a operação, os agentes notificaram um bar que estava funcionando fora do horário permitido.
A Covid-19 já matou 623 santa-marienses no período de um ano. Somente neste mês de maio, 53 pessoas já morreram em decorrência da doença.
Veja como vai funcionar o controle da pandemia no RS
Junções de até 30 pessoas
A fiscalização flagrou junções de 5 a 30 pessoas. Assim como na noite de sexta-feira (14), a Rua do Rosário foi foco de duas denúncias em horários distintos na noite de sábado e na madrugada de domingo.
Nas duas abordagens, os agentes da força-tarefa constataram uma aglomeração de cerca de 30 pessoas, que se dispersaram ao perceberem a chegada dos fiscais.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu outras denúncias de aglomeração em via pública, como na Praça do Bombeiros, nos mirantes da Estrada do Perau, em estacionamentos de postos de combustível e em ruas de bairros da cidade.
COVID: Movimento vai buscar indenização coletiva
Veículos em postos
As aglomerações foram constatadas em ruas do Passo das Tropas e do Bairro Tomazetti. Nesses locais, havia entre dois e quatro veículos, que dispersaram-se ao perceber a chegada da força-tarefa.
Já em um posto de combustível, cerca de 10 veículos estavam estacionados, e pessoas circulavam sem máscara e consumiam bebida alcoólica. Os motoristas fugiram com a chegada dos fiscais.
COVID: 46 morreram em maio em SM, mas há queda
Bar foi notificado
Nos demais locais em que houve denúncias, não foram encontrados focos de aglomeração pelos agentes.
Além disso, um bar foi notificado por funcionamento fora do horário permitido pelas diretrizes estaduais e municipais. Apesar disso, não houve registro de aglomeração no local.
NÚMEROS PARA DENÚNCIAS
- 153
- (55) 99271-8122, (55) 99167-4728 e (55) 99167-8452 (contatos de WhatsApp)
Prefeitura gastou R$ 106 mil em alertas e sanitização na pandemia
Balada Segura aborda 125 veículos
Já em outra ação, a Balada Segura, a Secretaria de Mobilidade Urbana abordou 125 veículos em Santa Maria na noite de sábado (15) e na madrugada de domingo (16), com barreiras instaladas na rua Serafim Valandro e na avenida Presidente Vargas.

Das 20h às 2h, agentes de trânsito constataram que 16,8% do total de condutores abordados cometeram algum tipo de infração de trânsito. Nenhum teste de bafômetro foi realizado, embora um motorista tenha sido autuado por se recusar a fazer o procedimento.
Balada Segura recolhe oito veículos em Santa Maria
DADOS DA BALADA SEGURA
- Veículos abordados – 125
- Veículos autuados – 21
- Veículos recolhidos – 8
- Condutor sem CNH – 3
- CNH suspensa recolhida -1
- Autuado por recusa de bafômetro – 1
Fonte: CTMU
Fiscalização encerra festa clandestina em Santa Maria
Motorista tem CNH recolhida
Outros três condutores estavam dirigindo sem possuir carteira de motorista ou permissão para dirigir e, portanto, a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) os autuou. Um motorista foi autuado e teve a CNH recolhido, já que estavam com o direito de dirigir suspenso.
Esta foi a segunda edição da Balada Segura em 2021. A operação teve participação de agentes da CTMU, de um coordenador do Educa Trânsito, de guardas municipais, da Brigada Militar e de serviços do Sest/Senat.
(Com informações da prefeitura de Santa Maria)