Paralelo 29

Projeto de criação de novas secretarias chega à Câmara

Vice-prefeito Rodrigo Decimo entregou projetos na Câmara de Vereadores/Foto: Mateus Azevedo, AICVSM

O projeto de lei que trata da reorganização e criação de secretarias municipais em Santa Maria começará a tramitar na Câmara de Vereadores. O vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSL) esteve na Câmara na manhã desta quarta-feira (2) para protocolar a proposta do Executivo.

Antes, Decimo teve um encontro com o presidente da Câmara, João Ricardo Vargas (Progressistas), Coronel Vargas.

Responsável pela coordenação da reforma administrativa, Decimo destacou o incentivo à área de ciência, tecnologia e inovação, que ficará abrigada na Secretaria Extraordinária de Inovo e Tecnologia da Informação.

As secretarias extraordinárias, no entanto, podem ser criadas por decreto, diferentemente das demais, que precisam passar pelo aval da Câmara.

Quatro eixos de desenvolvimento

Dos 22 secretários de Pozzobom, 12 têm partido. E o titular com cadeira cativa

A principal novidade da reforma administrativa, que vai além da criação de novas secretarias, é o agrupamento delas em quatro eixos, que a prefeitura denominou perspectivas de desenvolvimento: Gerencial, Econômico e Sustentável, Urbano e Humano.

Cada um desses eixos reúne secretarias afins, com os respectivos titulares. Por exemplo, o eixo Desenvolvimento Econômica e Sustentável reunirá as pastas de Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Desenvolvimento Rural.

“A ideia desse projeto é fazer uma reorganização (das secretarias) e dar mais funcionalidade (à máquina pública)”, destacou Rodrigo Decimo, salientando que o objetivo é conseguir resultados práticos que melhorem os serviços à população.

Entre as novidades e mudanças na gestão, estão os nomes de Alexandre Lima (a partir da esq., na fileira de cima), Alvaro Lisboa, Ewerton Falk, Guilherme Cortez e José Antonio Gomes, além de Juliano Soares (a partir da esq., na fileira de baixo), Michele Antonello, Ramiro Guimarães, Tiago Sanchotene e Ticiana Fontana

O desafio das CPIs na Câmara de SM, e o momento histórico na Casa

Proposta começa a tramitar

A partir de agora, o projeto começará a sua tramitação, primeiramente na Procuradoria Jurídica Legislativa e na Assessoria Técnica.

Na sequência, será encaminhando às comissões permanentes. Se não houver alteração, o projeto seguirá, enfim, para votação em plenário.

A reforma administrativa foi pensada para dar um novo desenho ao segundo mandado do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn