A música gaúcha está de luto: a cantora e compositora tradicionalista Berenice Azambuja morreu na noite desta quinta-feira (3), aos 69 anos.
Segundo o site da Rádio Uirapuru, de Passo Fundo, Berenice morreu de parada cardíaca no Hospital São Vicente de Paulo, naquele município.
Em marco, a cantora contraiu Covid-19, saindo no início de abril do Hospital Santo Antônio, em Tapejara, após alguns dias internada.
A artista não chegou a ser intubada, mas teve os pulmões comprometidos. Ao deixar o hospital naquela ocasião, ela tocou gaita e cantou.
Nativismo de luto: Morre Telmo de Lima Freitas
De bombacha e chiripá
Berenice Conceição Azambuja nasceu em Porto Alegre e seu pai era músico, o que possibilitou com que a guria se criasse no meio musical.
Trajando bombacha e chiripá, Berenice fez bastante sucesso na música tradicionalista gaúcha, em particular no estilo regionalista, aquele mais campeiro, de baile.
Paulinho, vocalista do Roupa Nova, morre de Covid
É disso que o velho gosta
Suas músicas eram dançáveis e tinham letras bem humoradas. Um exemplo disso é a composição “É disso que o velho gosta”, de 1980, que se tornou o maior sucesso de sua carreira.
………..
“É disso que o velho gosta
É isso que o velho quer
Churrasco e bom chimarrão
Fandango, trago e mulher”
,,,,,,,,,,,,
LUDWIG LARRÉ – Crônica: Teteza
O roubo da gaita
Antes disso, Berenice já era conhecida nos palcos, salões de baile, rádios e galpões. Seu primeiro disco – um LP – foi gravado em 1975.
Em 2017, a cantora ocupou as manchetes da imprensa gaúcho por conta de um episódio que mobilizou a polícia para recuperar sua gaita, que havia sido furtada. O instrumento, aliás, foi seu fiel companheiro na carreira.
Morre cantor Agnaldo Timóteo, vítima de Covid
A vinda para Santa Maria
Em 2019, Berenice Azambuja chegou a se mudar para Santa Maria. Houve até uma especulação de que ela poderia concorrer à Câmara de Vereadores.
Na sessão de 27 de junho de 2019, ela visitou a Câmara de Santa Maria, quando comunicou que estava se mudando para o Coração do Rio Grande.
“Estou emocionada. Acabei de chegar em Santa Maria, que é o coração do Rio Grande. Estou vindo de malas e cuias para Santa Maria”, disse.
Aceno para a política
Ao encerrar sua fala, ela deu a entender que pretendia entrar para a política local, o que acabou não ocorrendo.
“Ainda quero fazer muita coisa pelo povo de Santa Maria, que agora é a minha casa”, disse a cantora, que chegou a tentar a vereança pelo PSD no município de Cidreira em 2016.
(Com informações da Rádio Uirapuru, de Passo Fundo)