O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que os 3 milhões de doses da vacina da Jansen chegarão no Brasil na terça-feira (15). No entanto, Santa Maria não receberá o imunizante, que só irá para as capitais por causa do prazo de validade.
A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, sigla em inglês) aprovou neste sábado (12) o envio desse volume de doses da vacina da Janssen, da Johnson & Johnson, ao Brasil.
O prazo de validade da vacina aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de três meses.
COVID: Vacinação ampliada para faixas de idade em SM
Só para as capitais
A agência reguladora brasileira analisa a possibilidade de ampliar para quatro meses e meio. A decisão de estender a validade foi aprovada pelo FDA na última quinta-feira (10).
Segundo Queiroga, as vacinas serão distribuídas para as capitais por conta da logística e têm validade até o dia 27 de junho, que poderá ser estendido até o dia 8 de agosto caso seja prorrogado pela Anvisa.
“Assim temos mais agilidade em entregar essas doses à população brasileira”, explicou Queiroga. De acordo com ministro, o imunizante assegura 85% de segurança em casos severos de Covid-19.
7,9 mil professores e trabalhadores da educação vacinados em SM
Imunizante em dose única
A vacina da Janssen é aplicada em dose única. A previsão é que o imunizante comece a ser distribuído aos estados em 48 horas, ou seja, a partir de quinta-feira (17).
O ministro da Saúde informou ainda que houve um desconto de 25% no valor dos imunizantes e que o pagamento acontecerá apenas pelas doses, de fato, aplicadas.