A força-tarefa de combate à Covid-19 em Santa Maria notificou proprietários de dois bares e o responsável por culto religioso no final de semana. A prefeitura divulgou o balanço neste domingo (25).
Entre a noite de sábado (24) e a madrugada de domingo, os agentes públicos realizaram 20 vistorias, entre rondas e atendimento de denúncias, e flagraram aglomerações em estabelecimentos e vias públicas.
Prefeitura notifica oito pessoas por beberem na rua
Aglomeração e dança
Em denúncia recebida pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), agentes da força-tarefa foram até um bar no bairro Nossa Senhora de Lourdes e constataram aglomeração com pessoas em pé e dançando, contrariando decreto estadual.
A fiscalização orientou os clientes e emitiu notificação e auto de infração ao proprietário do estabelecimento.
Outra denúncia que chegou ao Ciosp foi de aglomeração em um bar no bairro Centro. Os agentes notificaram o estabelecimento e repassaram orientações aos clientes e ao proprietário.
Fiscalização flagra festa com mais de 100 pessoas em apartamento
Culto religioso sem segurança
O Ciosp recebeu ainda denúncia sobre descumprimento dos protocolos de segurança sanitária em culto religioso no bairro Caturrita.
A força-tarefa constatou o fato ao chegar ao local. Os fiscais orientaram as pessoas e notificaram o responsável pelo estabelecimento.
Ciosp recebeu 226 denúncias de aglomeração em Santa Maria
Aglomerações nas ruas
Também por denúncia ao Ciosp, a fiscalização foi acionada para dispersar três aglomerações em via pública no bairro Tomazetti, sendo duas no mesmo local em horários diferentes.
Nos locais, havia cerca de 30 pessoas que consumiam bebida alcoólica e não usavam máscara de proteção facial. O grupo se dispersou ao perceber a chegada da força-tarefa, que notificou algumas pessoas.
Populares também acionaram o Ciosp por conta de aglomeração em via pública próximo a uma distribuidora na vila Lídia, bairro Noal.
A Fiscalização Municipal Integrada constatou o fato ao chegar ao local. O estabelecimento estava fechado, e aproximadamente 25 pessoas se dispersaram ao perceber a chegada da força-tarefa.
Fiscais autuam distribuidora por aglomeração no Patronato
Ronda permanente no Rosário
Parte da equipe de fiscalização fez vigia permanente nas ruas Silva Jardim e do Rosário com o propósito de coibir aglomerações na região.
Como o local registrava esse tipo de atividade com frequência, a força-tarefa mantém agentes fixos no perímetro durante todas as noites para reforçar a fiscalização. Na noite deste sábado e na madrugada deste domingo, não houve registro de aglomeração naquela região da cidade.
Fiscais flagram festas clandestinas em Santa Maria
Denuncie irregularidades
Denúncias podem ser feitas pelo número 153, ou por whatsapp pelos números (55) 99271-8122, (55) 99167-4728 e (55) 99167-8452.
A Fiscalização Municipal Integrada é formada pelos servidores da Guarda Municipal, da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), da Vigilância em Saúde e da Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização com apoio da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC).
(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da prefeitura de Santa Maria)