Paralelo 29

Prefeitura vai fazer rondas para acolher pessoas de rua

Moradores de rua serão encaminhados a abrigos/Foto: João Vilnei, SEC, PMSM

A prefeitura de Santa Maria vai colocar na rua, a partir desta quarta-feira (28), a Patrulha da Solidariedade para encaminhar moradores de rua para abrigos do município. A previsão é de frio intenso nos próximos dias.

As rondas serão feitas pelo governo municipal em conjunto com as casas de passagem. A ideia é fazer uma busca ativa de pessoas que estejam dormindo em praças e passeios públicos e levá-las aos abrigos municipais.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, informa que a população poderá colaborar por meio do telefone 153, informando a localização de pessoas que estejam na rua.

Cena urbana: Pessoas dormindo na rua em Santa Maria

SAIBA MAIS

COMO AJUDAR

  • Com doação de roupas, agasalhos, cobertores, jogos de lençóis, material de higiene pessoal (sabonete, escova de dente e de cabelo, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros) e de limpeza (água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros).

ONDE ENTREGAR AS DOAÇÕES

  • No Centro Desportivo Municipal (CDM), segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia

QUEM NÃO PODE LEVAR AO CDM

  • Para solicitar que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social busque as doações, basta contatar pelo telefone (55) 3221-9772 ou pelo Whatsapp (55) 99189-5203

PARA PEDIR AJUDA

  • O telefone 153 estará à disposição para que a população informe a localização de pessoas em situação de rua

Chegada do frio reforça necessidade de se vacinar contra a gripe

Prefeitura disponibiliza telefone 153 para população ajudar a localizar moradores em situação de rua em Santa Maria/Foto: Deisi Fachin, Arquivo, SEC, PMSM

Rondas das 19h às 22h

As rondas serão feitas durante a semana, das 19h às 22h. Servidores convidarão as pessoas em situação de rua para irem a uma das casas de passagem de Santa Maria.

Chaves destaca que aqueles que aceitarem serão encaminhadas para dormir em um local mais aconchegante. As casas de passagem já estão avisadas para receber os moradores de rua.

Neve chega ao RS, e Defesa Civil alerta para frio intenso

Prefeitura pede doações

A Secretaria de Desenvolvimento Social pede que a população doe colchões de solteiro, cobertores e roupas de cama, agasalhos e outros itens.

As doações também pode ser de itens de higiene pessoal e de produtos de limpeza para as casas de passagem manterem a higienização

Doações de agasalhos e cobertas, entre outros itens, podem ser entregues no CDM. Caso o morador não tenha como levar, a prefeitura manda buscar/Foto: João Alves, SEC, PMSM

Os produtos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Centro Desportivo Municipal (CDM). O local também recebe itens para a Campanha do Agasalho, que se encerrará no próximo sábado (31).

O CDM também vai ser a central de recebimento dos donativos para a Patrulha da Solidariedade.

Se o doador não puder levar os itens até o CDM, basta contatar pelo telefone (55) 3221-9772 ou pelo Whatsapp (55) 99189-5203, que uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social irá buscar as doações.


Chuva e frio para todo o RS até 30 de junho

Testes para Covid nos abrigos

Em outra frente de ação, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar testes rápidos de Covid-19 para testagem de pessoas em situação de rua que forem recolhidas pela Patrulha da Solidariedade

Assim, caso alguma pessoa teste positivo, ela terá os encaminhamentos necessários para o isolamento.


A Patrulha da Solidariedade é promovida pela prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, da Guarda Municipal, da Defesa Civil Municipal, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Gabinete de Governança

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn